Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Janeiro > Servidores do Mutirão Em Dia recebem devolutiva de pesquisa

Servidores do Mutirão Em Dia recebem devolutiva de pesquisa

publicado 24/01/2011 16h25, última modificação 11/06/2015 17h12

Um grupo de servidores do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que integra o mutirão “Judiciário em Dia” recebeu nesta semana uma devolutiva da pesquisa de clima organizacional realizada durante o mês de novembro 2010. O desembargador federal Vladimir Passos de Freitas, coordenador do mutirão pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e a juíza federal Mônica Aguiar, coordenadora pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), participaram do encontro.

Para o desembargador Vladimir Passos, ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o mutirão era a única solução para desafogar o TRF3, já que a ampliação do órgão não pode ser feita imediatamente. “Para ampliar o Tribunal, é preciso uma lei, concurso, posse, e isso, leva tempo, demora”, destacou.

Ele agradeceu o esforço dos servidores que participam da força tarefa e parabenizou a todos pelos mais de 24 mil processos julgados até o momento. “No mutirão, as pessoas se unem por uma função específica, em uma matéria especializada e com um espírito de luta muito grande”, afirmou.

A juíza federal Mônica Aguiar explica que a pesquisa foi realizada com todos os envolvidos diretamente no trabalho do mutirão, servidores e juízes, e que terá uma segunda etapa. “Vamos estender essa pesquisa, inclusive, para os gabinetes que também estão auxiliando nesse mutirão”.

Para a magistrada, a marca de 24 mil processos em 3 meses é muito importante, já que não houve um tempo prévio para planejamento. “Nós já chegamos e tivemos que começar imediatamente a julgar, então, não houve tempo para preparar, para fazer triagem. E isso, realmente gera um certo descompasso. Mas agora, acho que a máquina está bastante azeitada e creio que vamos chegar a um excelente número”.

A coordenadora do mutirão pelo CJF afirmou ser muito interessante ver o crescimento dos servidores junto com o trabalho. “Muitos vieram de gabinetes onde faziam trabalhos diferentes, onde não tinham espaço para trabalhar da forma como nós estamos trabalhando. Muitos deram várias sugestões de práticas que nós achamos que podem ser realmente implantadas. O sucesso do mutirão não aconteceria sem os servidores”, finalizou.

Pesquisa de Clima Organizacional

Na segunda etapa do encontro, a Secretaria de Gestão de Pessoas apresentou o resultado da pesquisa de clima organizacional realizada durante o mês de novembro de 2010 com servidores do mutirão “Judiciário em Dia”. Na ocasião, os servidores responderam perguntas sobre motivação, qualidade de vida, condições de trabalho, imagem institucional e comprometimento afetivo, entre outros temas. Dos 86 integrantes do mutirão, juízes e servidores, 70 responderam a enquete.

Durante o encontro, os servidores tiveram conhecimento do resultado e a oportunidade de sugerir mudanças em aspectos considerados insatisfatórios.

www.trf3.jus.br