Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Julho > Corregedor regional destaca o bom funcionamento da Justiça do Pará

Corregedor regional destaca o bom funcionamento da Justiça do Pará

publicado 26/07/2011 08h10, última modificação 11/06/2015 17h12


O desembargador federal Cândido Ribeiro, corregedor regional da Justiça Federal da 1.ª Região, ressaltou o bom nível de funcionamento da Justiça Federal do Pará e disse que a tendência é que os trabalhos melhorem ainda mais, muito embora sejam necessários ajustes que compatibilizem a atual estrutura do Judiciário com a demanda sempre crescente de processos.

O corregedor abriu, na manhã desta segunda-feira, dia 25, no auditório da Seção Judiciária do Pará, a correição ordinária de 2011, com a presença do diretor do foro da seccional, juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral, dos juízes federais Lino Osvaldo Sousa Segundo e César Jatahy Fonseca, que atuam em auxílio à Corregedoria Regional, além da de magistrados e servidores. A correição, que vai até 5 de agosto, abrange as nove varas em funcionamento em Belém e as subseções de Santarém, Altamira, Castanhal e Redenção. A Subseção de Marabá já foi submetida à correição no ano passado.

O diretor do foro da SJPA, Daniel Sobral, observou que um dos grandes desafios da Justiça Federal atualmente, não apenas no Pará, mas também em toda a 1.ª Região, é ampliar o setor administrativo, que continua com a mesma estrutura, muito embora estejam sendo criadas mais varas, sobretudo no interior dos estados.

O desembargador Cândido Ribeiro reconheceu que há um descompasso entre o crescimento da Justiça Federal, em franco processo de interiorização, e o reduzido quadro de servidores que atuam na área administrativa, indispensável para dar suporte às novas varas que estão sendo instaladas. O magistrado considerou, no entanto, que muitas vezes há obstáculos para a criação de novos cargos, que precisam de aprovação do Poder Legislativo.

 

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1.ª Regional