Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Julho > Desembargadores federais restabelecem a composição do TRF1

Desembargadores federais restabelecem a composição do TRF1

publicado 13/07/2011 09h45, última modificação 11/06/2015 17h12

Ao tomar posse na tarde de hoje, 12, Néviton de Oliveira Batista Guedes passa a ser o mais novo desembargador federal do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1.ª Região. A solenidade marcou ainda a entrega do Colar do Mérito Judiciário Ministro Nelson Hungria, distinção conferida aos membros efetivos da Corte, ao desembargador federal Kassio Nunes Marques, empossado em 12 de maio último. Com a chegada dos dois novos magistrados, o Tribunal tem o total de sua composição restabelecido, que é de 27 desembargadores.


Néviton Guedes, nomeado em 13 de junho, tomou posse em vaga destinada a procuradores federais deixada por Maria Isabel Gallotti ao se tornar ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ).  Natural de Brasília, o novo desembargador federal tem 46 anos e chegou ao Ministério Público Federal em 1997, onde permaneceu até recentemente. Formado em Direito pela Universidade de Brasília em 1990, é mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal, em 2007.


Kassio Marques, nomeado pela presidente da República em 18 de abril, preenche vaga destinada a advogados anteriormente ocupada pelo desembargador federal, ora aposentado, Carlos Fernando Mathias de Souza. O magistrado é natural de Teresina, Piauí, tem 38 anos e se formou em Direito na Universidade Federal do Piauí. É pós-graduado em Direito e Processo Tributário pela Universidade Estadual do Ceará. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI).


A solenidade aconteceu em sessão solene no plenário do TRF, em Brasília.
A Mesa Diretora dos trabalhos foi presidida pelo desembargador federal Olindo Menezes, presidente do TRF, e composta, ainda, pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pelo deputado federal Paes Landim (PTB-PI), pelos governadores do Distrito Federal e do Piauí, Agnelo Queiroz e Wilson Martins, respectivamente, e pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante.
Estiveram presentes à cerimônia, além de familiares dos magistrados empossados, membros do Ministério Público Federal, desembargadores do TRF da 1.ª Região, desembargadores aposentados, juízes federais, entre outras autoridades, além de diretores e servidores do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região.
 
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região