Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Julho > Feira de Santana ganha mais uma vara federal

Feira de Santana ganha mais uma vara federal

publicado 19/07/2011 18h20, última modificação 11/06/2015 17h12

Depois de quase seis anos da instalação de sua vara única, a Subseção
Judiciária de Feira de Santana, passou a contar com mais uma vara federal. Ao todo, 52 municípios serão beneficiados.

No evento de inauguração da 2ª Vara Federal de Feira de Santana, ocorrido no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, o presidente Olindo Menezes afirmou que a instalação da nova Vara foi um desafio para o TRF da 1ª Região, diante da responsabilidade de levar a Justiça Federal aos jurisdicionados. “Cuidando-se da maior subseção da Bahia, com 52 municípios na sua jurisdição, uma grande universidade estadual, além de faculdades privadas, e apresentando um gigantesco movimento de processos, precisava de mais uma vara há muito tempo.”

Em seguida, lembrou a todos: “as contingências institucionais somente permitiram a instalação nesta data de hoje, mas já se sabe que em 2014 teremos também a terceira vara da subseção.”

A diretora do Foro da Seção Judiciária da Bahia, Cynthia de Araújo Lima, comemorou o fato de a Justiça Federal, nos dias atuais, voltar-se firme e decididamente para o interior, historicamente desassistido. Também registrou que foi com o juiz Fábio Ramiro, diretor da Subseção de Feira de Santana, e com o juiz federal substituto de Itabuna, Igor Matos Araújo, oa Congresso Nacional em novembro de 2010, onde conseguiram, juntos, convencer os parlamentares da importância da inclusão, no orçamento, de uma emenda de bancada no valor de onze milhões e duzentos e cinquenta mil reais, para a construção da sede da Subseção de Feira de Santana.

O juiz federal Durval Carneiro Neto será o responsável pela 2ª Vara Federal
da Subseção. O juiz Carlos D ’Ávila, coordenador de instalação de varas federais no Estado da Bahia, fez um pequeno mas emocionante discurso para homenagear o magistrado, lembrando que Feira de Santana foi berço dos antepassados do colega, que deixou Juazeiro para ali assumir a nova função.

Ele também ressaltou as qualidades do juiz. “Durval tem uma formação intelectual admirada e é extremamente sensível aos anseios populares.” Para o titular da 2ª Vara Federal, retornar à Feira de Santana é voltar às origens. Ele espera cumprir bem sua missão, como fizeram seus ancestrais, honrando
a toga da Justiça Federal.

O diretor da Subseção Judiciária de Feira de Santana, Fábio Ramiro, mostrou-se satisfeito em poder, a partir de agora, dividir as tarefas com mais um colega e novos servidores. “Temos nos desdobrado para prestar uma jurisdição célere, com insuficientes recursos humanos e materiais. Aumenta-se hoje o quadro de juízes e de servidores da subseção - e isso muito me alegra - para podermos
oferecer um excelente trabalho aos jurisdicionados”.

O prefeito do município, Tarcízio Pimenta, mostrou-se bastante satisfeito com o trabalho que vem sendo realizado pela Justiça Federal na cidade. “A Justiça Federal de Feira de Santana está muito bem representada aqui; sempre que precisarem, contem com meu apoio”, anunciou.

A segunda parte do evento aconteceu na sede da Subseção Judiciária. Lá, houve o descerramento da placa de inauguração da segunda vara federal
de Feira de Santana e a posse dos novos servidores da subseção, que receberam as boas-vindas da diretora do foro da Seção Judiciária da Bahia e do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

www.jfba.jus.br