Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Julho > Juiz federal condena réus da Operação Spectro

Juiz federal condena réus da Operação Spectro

publicado 28/07/2011 10h15, última modificação 11/06/2015 17h12

 
Foi divulgada ontem (26), no Diário Eletrônico, a sentença proferida no último dia 6 pelo juiz federal substituto da 3ª Vara Federal Criminal de Foz do Iguaçu, Leandro Cadenas Prado no caso chamado de Operação Spectro. A ação, que tramita em segredo de justiça, foi ajuizada pelo Ministério Público Federal, condenou 15 pessoas, entre eles uma mulher. As penas variam de três a mais de 18 anos de prisão. Da decisão condenatória ainda cabe recurso.

 

Operação Spectro
A Operação Spectro foi conhecida em 2008, em uma investigação da Polícia Federal que desarticulou uma quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas. Os principais integrantes eram de Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad Del Este, Paraguai. Durante a operação foram efetuadas 27 prisões em flagrantes.


A quadrilha enviava drogas a Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e também ao exterior. As drogas eram ingeridas em cápsulas ou escondidas nas bagagens, que seguiam para Espanha, Holanda, Romênia, Itália, Colômbia, Venezuela, Guatemala, Dubai, Síria, Jordânia, Egito, Costa do Marfim, entre outros. Foram apreendidos com os membros 133 quilos de maconha, 120 quilos de cocaína, 5 quilos de paste base de cocaína e 2 quilos de crack, além de celulares, veículos, documentos e uma arma.


De acordo com o magistrado Cadenas, “a quadrilha investigada se revelou extremamente desenvolvida, dotada de estabilidade e permanência, com o estabelecimento de diversas funções entre os diversos membros que integravam o bando, que obteve sucesso no encaminhamento de vários carregamentos”. O bando era formado por pessoas de nacionalidade boliviana, brasileira, turca, egípcia e libanesa.


Para esconder o tráfico, o grupo usava estabelecimentos de fachada, como lojas, lanchonetes e salões de beleza.