Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Julho > Presidente inaugura sede de subseção em Irecê (BA)

Presidente inaugura sede de subseção em Irecê (BA)

publicado 15/07/2011 16h00, última modificação 11/06/2015 17h12

O presidente Olindo Menezes, ao lado da diretora do foro da SJBA, Cynthia de Araújo, inaugurou ontem, dia 14, a sede da subseção judiciária de Irecê, no interior da Bahia, instalada no último dia 30 de junho. A nova subseção é composta de vara única, com competência geral, e de juizado especial federal adjunto cível e criminal. Tem jurisdição sobre trinta e três municípios e cerca de 500 mil pessoas.

O evento de inauguração da vara única de Irecê aconteceu na câmara municipal da cidade. A diretora do foro da SJBA, Cynthia de Araújo, foi a primeira a discursar e informou que a nova subseção é a décima segunda da Bahia e que o estado, por quase duas décadas, contou apenas com uma vara federal no interior, na cidade de Ilhéus. Em seguida, ressaltou a importância da interiorização da Justiça Federal no país, lembrando o papel que os juizados federais itinerantes exerceram sobre este projeto. “Foi a partir dos bem-sucedidos juizados itinerantes que ficou claro ser mais do que urgente que a Justiça Federal se expandisse e se descentralizasse, trazendo para as cidades menores a sua excelência, dinamizando e democratizando o acesso às demandas por justiça.”

A juíza federal Dayana de Azevedo, diretora da Subseção Judiciária de Irecê, afirmou que o desafio que se impõe a ela e aos 15 servidores recém-empossados na vara única é enorme ante o alto conceito de que goza a Justiça Federal, mas se mostrou confiante. “Estamos imbuídos do firme propósito de prestar um serviço de qualidade, atendendo ao cidadão, maior cliente da Justiça Federal, com presteza e responsabilidade, na busca constante do aprimoramento”.

Justa homenagem - Já o prefeito José Carlos Dourado disse que a subseccional é um ganho extraordinário para Irecê, e levará outros serviços federais aos cidadãos da cidade. Na ocasião, apresentou ao presidente Olindo Menezes, de maneira informal, o pleito de que a sede da Subseção de Irecê passe a ser chamada de “Subseção Judiciária Hermenito Dourado” em homenagem ao ex-presidente do TRF/ 1.ª Região, nascido na cidade e falecido em um acidente automobílistico em um percurso Brasília-Irecê.

Em seu discurso, o presidente Olindo Menezes também fez referência ao ex-presidente Hermenito Dourado, a quem se referiu como “orador inigualável” e a “quem não poderia deixar de homenagear ”. Já em referência à inauguração da subseção de Irecê, disse que o Tribunal resgatou uma dívida de 2010, quando estava prevista a instalação da vara, mas que não se fez possível, a despeito dos esforços, em face das insuperáveis dificuldades de ordem material. “Esta solenidade de hoje deve ser vista num cenário de superação cujo significado vai além de uma formalidade festiva, deve ser vista como uma data auspiciosa para a Justiça Federal, que dá mais um passo na sua aproximação com os jurisdicionados”, concluiu satisfeito.

Presenças - Diversas autoridades prestigiaram os dois momentos do evento, entre elas, o juiz federal em auxílio à Corregederia, César Cintra Jatahy Fonseca, os juízes federais Carlos D´Avila Teixeira, Sandra Lopes Santos de Carvalho, Ailton Schiran de Rocha e Nilza Reis, o diretor-geral do TRF/ 1.ª Região, Felipe dos Santos Jacinto, o secretário-geral Joseny Marques Freire, a diretora da Secretaria Administrativa, Iolanda Dória de Almeida, e o assessor especial da Presidência, Euvaldo Pinho.

 

www.trf1.jus.br