Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Junho > Justiça Federal chega ao sul do Tocantins

Justiça Federal chega ao sul do Tocantins

publicado 24/06/2011 15h15, última modificação 11/06/2015 17h12

A Justiça Federal do Estado do Tocantins inaugurou, na noite de quarta-feira, dia 22, sua segunda subseção judiciária, desta vez no sul do estado, em Gurupi – a primeira foi inaugurada em 2010, em Araguaína, no norte. Além dos quase 80 mil habitantes da cidade, outros 200 mil, de 35 municípios vizinhos, serão beneficiados com a subseção, que funcionará no centro da cidade, em um prédio de 615 m2, cedido pela prefeitura local e totalmente reformado para prestar melhor atendimento à população.

O diretor da seção judiciária do Tocantins, juiz federal José Godinho Filho, por conta de um imprevisto, não pôde comparecer à solenidade de inauguração da nova subseção, mas foi representado pelo vice-diretor da seccional tocantinense, juiz federal Marcelo Velasco Albernaz, que leu o discurso do diretor no evento. José Godinho justificou a interiorização da justiça em Tocantins apontando que 85,5% da população do estado vive no interior, mas alertou que, apesar de a presença da Justiça Federal no estado representar uma ampliação do acesso à Justiça, não significa dizer que é algo suficiente para o pleno respeito aos direitos individuais. “É necessária uma urgente mudança de atitude. O Poder Público precisa abandonar a postura de gerador de demandas, renitente em negar os mais elementares direitos do indivíduo. Não é por outro motivo que os escaninhos do Judiciário estão cada vez mais tomados de demanda”, advertiu.

O prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla, comemorou a chegada da Justiça Federal no município. “Nossa cidade ganha quando se investe no futuro, e foi isso que fizemos quando investimos aqui. Hoje é um dia de festa”.
O presidente Olindo Menezes lembrou a todos o significado da palavra Gurupi – “Diamante Puro” – e pediu publicamente para o recém-empossado diretor da subseção da cidade, juiz federal Márcio de Aguiar Barbosa, e para os novos servidores da vara única do local que as atividades da subseção fossem desenvolvidas no nível de um diamante puro, de forma impessoal e praticada sob os valores da República. “Tenho certeza que vocês farão um trabalho exemplar”, assegurou.

Em seguida, destacou o papel do prefeito Alexandre Abdalla, que cedeu o espaço à subseção e investiu 140 mil reais na realização de parte da obra. Finalizou seu discurso com um sentimento de gratidão. “Quero mencionar a ausência sentida do juiz federal José Godinho Filho. Ele deveria estar aqui porque esta festa é dele. Por isso quero deixar um agradecimento especial do TRF, fazendo essa menção ao nome dele nesta noite tão especial”.

Presenças – O evento foi bastante prestigiado por diversas autoridades, entre elas estavam o corregedor-regional da Justiça Federal da Primeira Região, Cândido Ribeiro, os desembargadores federais João Batista Moreira e Neuza Alves, o desembargador do TRE-TO José de Moura Filho, os juízes federais Saulo Casali e Emmanuel Mascena, o diretor-geral do TRF da Primeira Região, Felipe dos Santos Jacinto, o secretário-geral, Joseny Marques Freire, e o assessor especial da Presidência, Euvaldo Pinho.
 
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região