Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Junho > Sala da Memória da JFPR é reinaugurada

Sala da Memória da JFPR é reinaugurada

publicado 13/06/2011 15h10, última modificação 11/06/2015 17h12

No último dia 10 (sexta) a JFPR reinaugurou a Sala da Memória da instituição. O novo espaço foi preparado durante seis meses para receber o acervo dos mais de 100 anos de história da Justiça Federal. O evento teve a presença do Diretor do Foro da SJPR, Danilo Pereira Junior, e dos ex-Diretores Amaury Chaves Athayde (1995-1996), Marcelo Malucelli (2007-2009), João Pedro Gebran Neto (2005-2007) e Nicolau Konkel Júnior (2003-2005).

 Logo no início, os músicos do Trio Bola Preta se apresentaram aos convidados que aguardavam a reinauguração. Pereira convidou a todos a ouvirem a execução do hino nacional em ritmo de choro e deu início à solenidade. O Diretor do Foro destacou a importância de todos na história da JFPR e passou a palavra para Athayde.

 Em seu pronunciamento, Athayde falou da história da JFPR e disse se sentir honrado em participar de um evento que preserva a memória da instituição. Também não faltaram agradecimentos aos servidores e a todos os profissionais envolvidos na organização da solenidade. O Núcleo de Documentação foi lembrado por ter coordenado o projeto. Ao final, o atual Diretor e os ex-Diretores fizeram o desenlace da fita inaugurativa e descerraram a placa produzida para o evento. Todos foram convidados, então, a conferir a nova sala e seu acervo.

 A Caixa Econômica Federal, patrocinadora do evento, ofereceu coquetel a todos que participaram da solenidade. A reinauguração também teve apoio institucional do Governo Federal.

 A reinauguração da Sala Memória foi coordenada pelo Núcleo de Documentação (NDOC) da JFPR, que digitalizou e microfilmou eletronicamente os processos históricos que constam no acervo. São mais de 4 mil processos antigos do Arquivo Público do Estado, pertencentes aos anos entre 1863 e 1944. Um dos mais importantes é o processo em que constam os autos de execução fiscal em que são cobrados os impostos referentes a saída de um lote de escravos da Província do Paraná.

 Além dos processos, a Sala da Memória dispõe de livros, escrivaninhas, máquinas de escrever, penas e tinteiro, diplomas, escritos e publicações que pertenceram aos Juízes Federais da 1ª fase da JFPR, de 1891 a 1937.  Dos juízes da 2ª fase, que teve início em 1967, há togas, faixas, barretes, sinetas, fotografias, atos jurídicos e livros.

 De acordo com a diretora do NDOC, Mônica Lopes Simião, o novo espaço é fundamental para a preservar a história da JFPR. “O acervo é precioso e merece ser preservado como forma de voltar ao passado para contar a trajetória da Justiça Federal para as futuras gerações”, diz.

 A Sala da Memória será aberta ao público. Visitas orientadas devem ser agendadas antecipadamente. Para escolas, o NDOC prepara apresentação do acervo de forma compreensível para crianças e adolescentes. Informações pelo 41. 3313-4547.

www.jfpr.jus.br