Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Junho > TRF da 4ª Região empossa 20 novos juízes federais substitutos

TRF da 4ª Região empossa 20 novos juízes federais substitutos

publicado 07/06/2011 14h00, última modificação 11/06/2015 17h12

A Justiça Federal da 4ª Região conta, a partir dseta segunda-feira (6/6), com vinte novos juízes federais substitutos, que irão atuar em varas localizadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. A solenidade de posse foi realizada agora à tarde, no Plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre.

A cerimônia foi coordenada pelo presidente da corte, desembargador federal Vilson Darós. Após os empossandos prestarem juramento e assinarem o termo de posse, o desembargador declarou-os empossados no cargo de juiz federal substituto da 4ª Região. Os locais em que os novos magistrados vão atuar ainda não foi definido. A partir de amanhã (7/6), eles participam de curso de formação inicial à carreira, com duração de duas semanas.

Saudando os novos juízes, o desembargador federal Tadaaqui Hirose, que presidiu a comissão examinadora do XIV Concurso Público para Provimento de Cargo de Juiz Federal Substituto da 4ª Região, parabenizou os empossandos pela aprovação em “um dos concursos mais concorridos do Brasil”. Hirose ressaltou que foram selecionados apenas 25 candidatos, representando apenas 0,87% do total de 2.861 inscritos para a primeira etapa do certame. Os cinco aprovados que não tomaram posse hoje aguardam a abertura de novas vagas na região.

Para o desembargador, “não há incumbência mais gratificante do que buscar a Justiça”. Ele lembrou que a Justiça brasileira está mais democrática e os juízes, mais modernos e mais próximos do cidadão e desejou uma profícua e exitosa carreira aos novos colegas. Hirose, que também dirige a Escola da Magistratura (Emagis) do TRF4, aproveitou a ocasião para contar que a jovem escola, “reconhecida em todo o país”,  está completando uma década de atuação.

Em seu discurso, o recém-empossado Leandro Cadenas Prado, primeiro colocado no concurso, contou que estava, assim como seus colegas, realizando o  sonho de assumir “um dos cargos mais importantes da República”. A partir de hoje, disse, os desafios serão muito maiores. Até ontem, a relevância da conquista era pessoal: “a partir de agora, é social”, explicou. Para o novo magistrado, que já foi servidor da JF em Curitiba, os desafios são inúmeros, “mas dispomos do desejo íntimo de distribuir a justiça a quem dela necessita”.

O presidente do TRF4, antes de encerrar a solenidade, cumprimentou os membros da comissão examinadora pelo empenho e dedicação na realização do concurso. Darós desejou um “profícuo mister” aos novos juízes, lembrando que eles deverão ser também “exemplo e modelo de virtude”.

Participaram da cerimônia o procurador-geral do RS, Carlos Henrique Kaipper, representando o governo estadual; o presidente da OAB/RS, advogado Claudio Lamachia; o procurador regional Luís Oppermann Thomé, representando a PRR4; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do RS, juiz Geraldo Brandeburski, o procurador-geral adjunto Marcelo Milano do Canto, representando a PGM de Porto Alegre; o juiz do trabalho Francisco Rossal Araújo, representando o TRT4; os juízes federais Marcelo De Nardi, Alcides Vetorazzi e Danilo Pereira Jr., diretores de Foro da SJRS, SJSC e SJPR, respectivamente; e o coronel Carlos Sampaio Malan, representando o Comando Militar do Sul, além de diversas autoridades regionais, estaduais e municipais.

Novos juízes substitutos da 4ª Região:

Leandro Cadenas Prado
Guilherme Gehlen Walcher
Christiaan Allessandro Lopes de Oliveira
Evandro Ubiratan Paiva da Silveira
Carolina Moura Lebbos
Leonardo Cacau Santos La Bradbury
Denise Dias de Castro Bins
Ivan Arantes Junqueira Dantas Filho
Gustavo Chies Cignachi
Fernando Tonding Etges
João Paulo Nery dos Passos Martins
Priscilla Mielke Wickert Piva
Cristiane Maria Bertolin Polli
Marta Weimer
André Luís Charan
Diego Viegas Veras
Eduardo Kahler Ribeiro
Helena Furtado da Fonseca
João Felipe Menezes Lopes
Márcio Jonas Engelmann

www.trf4.jus.br