Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Maio > E-Jur: Implantação do Processo Digital alcança a décima etapa

E-Jur: Implantação do Processo Digital alcança a décima etapa

publicado 06/05/2011 17h25, última modificação 11/06/2015 17h12

Com a instalação dos sistemas que compõem o e-Jur na Seção Judiciária do Pará, no dia 29 de abril, a Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região demonstrou o cumprimento rigoroso do cronograma das datas estabelecidas na Resolução Presi/Cenag n.º 20, de 13/08/2010. Antes, ainda no início do mês de abril, mais  precisamente  no dia 8, a Seção Judiciária de Mato Grosso também começou a operar com sucesso os softwares do Processo Digital.

Com a implantação na seccional do Pará, a Secretaria de Tecnologia da Informação completou a décima etapa entre as dezesseis previstas. O cronograma estabelece que a última etapa se dará no dia 29 de julho próximo, na Seção Judiciária de Minas Gerais.

Conforme relatório emitido pela Secin, seus técnicos iniciam os procedimentos de implantação do e-Jur com uma explanação ao diretor do foro, magistrados e servidores das varas, sobre as funcionalidades e modos de operação dos diversos sistemas que integram o Processo Digital. Em seguida, os técnicos – sempre acompanhados de perto pelos servidores das varas para que conheçam e dominem os procedimentos – instalam os softwares e configuram os computadores para que passem os processos a tramitar em ambiente digital. Por fim, é dado treinamento operacional a todos os funcionários envolvidos com o novo método de tramitação processual.             

O e-Jur é uma adaptação dos sistemas processuais judiciais existentes, que possibilita a gestão de documentos e processos de 1.º e de 2.º grau no formato digital, em concomitância com os processos já cadastrados. 

No mês de maio, estão previstas implantações do processo digital nas seções judiciárias do Amazonas, no dia 13, e Roraima, no dia 27.   

O sistema e-Jur já está instalado no TRF, nas seções judiciárias do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Maranhão, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Pará, e na Subseção de Uberlândia/MG.

www.trf1.jus.br