Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Maio > Filipina pega com cocaína, em Fortaleza, continua presa

Filipina pega com cocaína, em Fortaleza, continua presa

publicado 11/05/2011 14h00, última modificação 11/06/2015 17h12

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) negou o pedido de liberdade provisória da filipina Noraida Adam Macarido, 42, em sessão de julgamento desta terça-feira (10). Noraida foi presa em flagrante, no dia 21 de março deste ano, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), conduzindo 457 colares coloridos contendo cocaína. A droga seria embarcada para Lisboa- Portugal.

Policiais federais do Núcleo de Combate ao Tráfico Internacional de Drogas abordaram Noraida Macarido no saguão do Aeroporto. Os pacotes contendo as bijuterias estavam escondidos em uma mala vermelha. Inicialmente, a filipina negou ter conhecimento da existência da droga.

Depois, em depoimento na delegacia da Polícia Federal, a interrogada reconheceu que a droga lhe foi entregue em São Paulo pelo africano Okonkwo Danatu. O mesmo africano teria custeado sua viagem ao Brasil, com duração de oito dias, e lhe pagaria mais US$ 5 mil dólares pelo transporte da mercadoria. Noraida Macarido teria sido contatada por uma suposta amiga, na cidade de Manila, Filipinas. A prisioneira disse que estava desempregada e tinha quatro filhos para criar, por isso aceitou carregar a droga.

O relator do habeas corpus (pedido de soltura), desembargador federal convocado Sergio Murilo Wanderley Queiroga, afirmou que a prisão foi decretada baseada em fatos concretos e motivos objetivos. O magistrado entendeu que a decisão tinha por finalidade garantir a ordem pública, a conveniência do processamento da ação e a efetiva aplicação da lei penal, portanto, não era possível conceder a ordem de habeas corpus.

HC 4307 (CE)

www.trf5.jus.br