Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Novembro > Instalada vara da Justiça Federal em Barra do Garças /MT

Instalada vara da Justiça Federal em Barra do Garças /MT

publicado 07/11/2011 11h40, última modificação 11/06/2015 17h12

  
 Na sexta-feira, dia 4, foi inaugurada a Subseção Judiciária de Barra do Garças, em Mato Grosso. A população deste e de mais 30 municípios da região será beneficiada com a nova vara, que tem competência geral, inclusive para examinar processos cíveis e criminais dos Juizados Especiais Federais.

O diretor do foro da Seção Judiciária do Estado do Mato Grosso, juiz federal José Pires da Cunha, fez um relato da historia da Justiça Federal no estado, que  passa a contar com a  quinta Subseção Judiciária. Atualmente, há unidades em Cáceres, Rondonópolis, Sinop e Diamantino.

O diretor da Subseção Judiciária de Barra do Garças, Fernando Cleber de Araújo Gomes, e os 11 novos servidores que tomaram posse durante a solenidade estão empenhados em prestar um serviço de excelência a uma população de mais de 298 mil habitantes de toda a região.

Durante a solenidade de inauguração da sede da Subseção Judiciária de Barra do Garças, o magistrado destacou: “Estamos cientes do alto significado de integrar o quadro do Poder Judiciário, que, na esteira do movimento de interiorização da justiça federal brasileira, tem a missão de chegar e prestar seus serviços com maior proximidade e em caráter permanente à população desta pujante região do estado de Mato Grosso.”

O presidente do TRF da 1.ª Região, Olindo Menezes, que presidiu a solenidade de inauguração da vara, afirmou que a data de 4 de novembro passa a fazer parte da história da cidade de Barra do Garças, com um significado muito além da formalidade festiva: representa o dia em que a Justiça Federal dá mais um passo na sua aproximação com os jurisdicionados.

De forma didática, Olindo Menezes explicou para autoridades e público presente o funcionamento e a importância da Justiça Federal e destacou: “Na competência  da Vara se destaca o juizado cível, que constituirá na região, possivelmente, a face de maior ressonância social na atuação da Justiça Federal, visto que alcança uma camada de jurisdicionados que tradicionalmente  não tem maior acesso a um juiz federal pela situação pouco favorecida em nível socioeconômico e de informações.” E lembrou: “ É o acesso à justiça que se concretiza, a fim que tenha efetividade o preceito constitucional de que ‘a lei não excluirá do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito.’”

Para os novos servidores empossados, o presidente deu um conselho: “Não baixem a guarda no cumprimento dessa  missão; essa nova vara será, em imagem pública e em funcionamento, exatamente o que vocês forem. Cuidem dela muito bem, da mesma forma como fazem com as próprias coisas”. Como incentivo, citou palavras do Livro da Sabedoria: “Amai a Justiça, vós que julgais a terra.”

 Prestigiaram o evento, ainda,  O prefeito municipal de Barra do Garças, Wanderley Farias Santos, o presidente da Câmara Municipal, Júlio César Gomes dos Santos, o deputado federal Wellington Fagundes, o comandante regional da Polícia Militar, coronel Valdemir Benedito Barbosa, a promotora de justiça, Luciana Rocha Abrão David, o presidente da OAB, Subseção de Barra do Garças, Sandro Luiz Costa Saggin.

 

 Tribunal Regional Federal da 1.ª Região