Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Novembro > TRF da 1.ª Região recebe visita de procurador uruguaio

TRF da 1.ª Região recebe visita de procurador uruguaio

publicado 03/11/2011 14h00, última modificação 11/06/2015 17h12

O TRF da 1.ª Região recebeu, na última sexta-feira, dia 28 de outubro, a visita do assessor da presidência da Corte Suprema de Justiça do Uruguai, procurador e doutor em Direito e Ciências Sociais, Gustavo Nicastro, participante do Programa de Magistrados e Servidores Joaquim Nabuco, desenvolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O objetivo do programa de intercâmbio é fomentar o diálogo e a troca de experiência na área jurídica, bem como expandir as bases de cooperação judiciária, contribuindo para o fortalecimento do Mercosul e para a promoção da segurança jurídica na região. Quando visitam o Brasil, os magistrados e estudantes têm a oportunidade de conhecer de perto toda a estrutura do Poder Judiciário e dos órgãos auxiliares da Justiça.

Durante a visita, o procurador uruguaio foi recebido pelo presidente do Tribunal, desembargador federal Olindo Menezes, e pelo juiz federal em auxílio à Presidência José Alexandre Franco, que explicou ao visitante as peculiaridades do Poder Judiciário brasileiro, em especial a Justiça Federal, a composição e a competência do TRF da 1.ª Região.

Após ouvir atentamente as explicações do magistrado brasileiro, Gustavo Nicastro destacou algumas diferenças entre o poder judiciário brasileiro e o uruguaio. Segundo ele, o poder judiciário brasileiro é muito mais complexo e mais próximo do cidadão do que o uruguaio.

Na sequência, o procurador visitou o memorial do TRF da 1.ª Região e mostrou-se impressionado com a quantidade de estados que integram a Primeira Região. Em seguida, o visitante conheceu a Coordenadoria de Registros e Informações Processuais (Corip), setor do Tribunal responsável pela distribuição dos processos.

Fonte: Ascom - TRF da 1ª Região