Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Outubro > JFPR cumpre Meta 4

JFPR cumpre Meta 4

publicado 21/10/2011 10h00, última modificação 11/06/2015 17h12

 Terminaram hoje (20) as visitas de estudantes à sede da Justiça Federal do Paraná em Curitiba. Foram cerca de cem adolescentes que puderam entender como funciona o Poder Judiciário. O programa teve início no dia 18 e foi organizado pelo Núcleo de Acompanhamento e Desenvolvimento Humano em cumprimento à Meta 4, de 2011, do CNJ. Além de acompanharem a palestra, os alunos visitam a Sala da Memória e a 6ª Vara Federal. Participaram estudantes do Colégio Estadual Luiz Sebastião Baldo, Colégio Estadual Santa Cândia e Colégio Estadual Ambrósio Bini.

 


O Diretor e a Vice-Diretora do Foro, juiz federal Friedmann Wendpap e Vera Lúcia Feil Ponciano, deram as boas-vindas aos estudantes. O servidor Delano Soares proferiu palestra de abertura sobre o Poder Judiciário no Brasil e as competências de cada órgão. Os alunos também foram guiados pelos servidores Elena Rita Tortelli e Elcio Berer Kozminski até a Sala da Memória, espaço da Justiça Federal do Paraná que abriga processos, livros, escrivaninhas, máquinas de escrever, diplomas, publicações e demais artigos que pertenceram aos juízes federais da 1ª fase da JFPR; de 1891 a 1937. Os estudantes foram recebidos pelos servidores Maria Emília Loyola e Arnaldo Alves de Souza, que explicaram cada época da história.

 

 

Em visita à 6ª Vara Federal a Diretora de Secretaria Ruth Ferreira de Oliveira e os servidores Ludmila Stolle Figueiredo e José Penia mostraram como funciona o ajuizamento de um processo e as competências de uma vara federal.

 

 

Meta 4
A Meta 4 estabelece que seja implantado pelo menos um programa que esclareça o público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário. Estas metas foram definidas durante o 4º Encontro Nacional do Judiciário, no Rio de Janeiro, em dezembro de 2010. Todos os itens foram escolhidos por votação dos presidentes dos 91 tribunais brasileiros. Foram selecionadas quatro metas para todo o Judiciário e uma meta específica para cada segmento da Justiça. No caso da Federal é a Meta 9, que determinou que deveria ser implantado o processo eletrônico judicial e administrativo em 70% das unidades de primeiro e segundo grau até dezembro deste ano. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) já atingiu a marca.

 

Fonte:  www.jfpr.jus.br