Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Outubro > Justiça Federal do RN promove videoconferência para depoimento de testemunhas

Justiça Federal do RN promove videoconferência para depoimento de testemunhas

publicado 19/10/2011 13h00, última modificação 11/06/2015 17h12

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte está implementando mais uma ferramenta para dar celeridade aos processos. As videoconferências para depoimento de testemunhas e réus se tornam um instrumento de agilidade do trâmite processual.
Um caso recente ocorreu na 2ª Vara Federal, em Natal, onde tramita um processo que tem como réu um servidor dos Correios acusado de peculato (apropriação do dinheiro público).
Ao invés de enviar a carta precatória para a Justiça Federal em Pau dos Ferros a fim de  que uma testemunha de defesa fosse ouvida pelo juiz de lá, o que demandaria mais tempo já que a oitiva seria incluída na pauta da Vara daquela cidade, o depoimento foi feito por videoconferência. O Juiz Federal Walter Nunes, em Natal, inquiriu a testemunha que se encontrava na sede da Justiça Federal de Pau dos Ferros. Na sala de audiências da 2ª Vara, foram ouvidas as testemunhas arroladas pelo Ministério Públicio, as demais testemunhas indicadas pela defesa, foi tomado o interrogatório do réu e, depois das razões finais das partes, foi proferida a sentença. 
“A videoconferência para ouvir as testemunhas traz muito mais celeridade ao processo. Além disso, o fato de o magistrado que preside o processo inquirir a testemunha também facilita o trabalho no momento da análise e julgamento do caso”, destacou o Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara. Para viabilizar a videoconferência, foi utilizado o sistema do skype.

Fonte: Supervisão de Comunicação da JFRN