Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Outubro > Programa de Orientação para aposentadoria discute aspectos emocionais da vida madura

Programa de Orientação para aposentadoria discute aspectos emocionais da vida madura

publicado 26/10/2011 12h50, última modificação 11/06/2015 17h12

Aconteceu ontem, dia 25 de outburo, das 14h às 16h30, no Salão Nobre, mais um encontro do Programa de Orientação para Aposentadoria, que, desta vez, abordou o tema “Saúde emocional: como lidar com os sentimentos para evitar o sofrimento”.

A psicóloga Maria Elenita Favarato iniciou o encontro lembrando que “o desenvolvimento do ser humano continua após a aposentadoria”.  Apresentou um vídeo que desencadeou debate sobre a necessidade de se preparar para a aposentadoria, construindo a nova etapa, pois “O trabalho é uma referência importante na vida e norteia nossa existência, integrando nossa identidade”, disse a psicóloga. Para ela, “A aposentadoria é um momento de repensar e aprimorar a vida pessoal, e não de se recolher à solidão. Também não é um período de férias eternas, mas uma nova etapa de vida, que exige planejamento e gerenciamento, levando-se em conta novos objetivos, o potencial pessoal e as necessidades do momento”.

Cecília Shybuia, especialista em pós-carreira, encerrou o encontro lembrando que o novo ciclo pode ser bom se for construído e preparado. Disse ainda que, no próximo encontro, o grupo vai trabalhar na construção individual do projeto de vida.

O Programa teve início em abril, e os encontros, que se encerrarão em novembro, têm sido mensais.

Fonte: www.trf1.jus.br