Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Outubro > TRF4 adere à campanha de prevenção ao câncer de mama

TRF4 adere à campanha de prevenção ao câncer de mama

publicado 27/10/2011 17h00, última modificação 11/06/2015 17h12

O prédio do Tribunal já está iluminado nas cores da campanha. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) aderiu oficialmente à campanha de prevenção ao câncer de mama chamada Outubro Rosa, promovida pelo IMAMA RS- Instituto da Mama do Rio Grande do Sul. O prédio do TRF4, localizado na Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, número 300, no bairro Praia de Belas em Porto Alegre está iluminado nas cores da campanha.

Hoje às 18h30, a presidente do tribunal, desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler,  recebe a superintendente do IMAMA RS, Rosa Rutta, para firmar a parceria, que tem como objetivo principal alertar sobre a importância da mamografia na detecção precoce do câncer de mama. Às 19h,  Marga e Rosa acendem as luzes para “pintar” de rosa o prédio. Serão distribuídas 300 rosas para as servidoras do TRF4, oferecidas pelo posto da Caixa Econômica Federal que funciona na sede.  

Outubro Rosa

O movimento mundial Outubro Rosa se caracteriza, primordialmente, por colorir de rosa – cor símbolo da luta contra o câncer de mama – ambientes de acesso público. O Instituto da Mama do RS lançou a oficialmente a campanha no estado no dia 18 de outubro.
Neste ano, a campanha “Faça por mim” lançada pela FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, que realiza o evento nacionalmente, tem como foco a detecção precoce da doença, sendo dirigida, especialmente, às mulheres e às pessoas com as quais elas convivem. 

Segundo o IMAMA RS,  Porto Alegre lidera o ranking de incidência da doença, tendo mais que o dobro do número de casos que a média nacional. São 127 casos a cada 100 mil mulheres, enquanto que, no Brasil, são 49 casos. Na capital gaúcha, a doença é considerada a primeira causa de óbito nas mulheres em idade fértil e a segunda em todas as faixas etárias.

Com o conceito “Mamografia. Se não fizer por você, faça por mim”, a campanha tem como meta principal romper mitos e barreiras em relação à mamografia, mostrando que a família e os amigos estão ao lado da mulher e são o apelo perfeito para que ela não tenha medo e faça o exame.

Fonte: Ascom - TRF da 4ª Região