Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Setembro > Estagiário de programa social do TRF4 entrar no mercado de trabalho

Estagiário de programa social do TRF4 entrar no mercado de trabalho

publicado 02/09/2011 08h45, última modificação 11/06/2015 17h12

Mais um estagiário do Programa de Educação pelo Trabalho (PET), do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), recebeu hoje (1º/9) o diploma pela conclusão do curso básico de garçom na Fundação Pão dos Pobres, de Porto Alegre. O treinamento é oferecido pelo Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria da Justiça e dos Direitos do RS, em parceira com a Fundação.

Marcelo Nunes Pilar tem 18 anos e está estagiando há oito meses no tribunal, na Secretaria de Recursos. “Estou muito feliz em concluir esta etapa. Agora quero terminar os estudos para alcançar o mercado de trabalho. O estágio no tribunal foi muito importante, aprendi bastante e tive muito apoio do pessoal”, salienta. Para Marcelo, trabalhar no TRF4 o inspirou a pensar em cursar Direito após concluir o ensino médio.

O PET começou em 2004, quando o tribunal fez uma parceria com a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). O programa oportuniza a realização de trabalho educativo para adolescentes em situação de vulnerabilidade social e em cumprimento de medida socioeducativa, preparando-os para o emprego. Desde sua criação, já participaram mais de 70 adolescentes, com idades entre 16 e 21 anos. Atualmente, 20 estagiam na corte.

A coordenadora do programa de oportunidade do governo do Estado, Lucia Capitão, salienta a importância da parceria entre a Fase com órgãos como o tribunal para o resgate da cidadania dos jovens. “A confiança que o TRF4 tem dado para esses adolescentes ajuda na autoestima deles”.

A terceira turma de garçom formou treze jovens. Desses, seis já estão trabalhando. “A importância deste projeto é que ele potencializa a inserção no mercado de trabalho. Nós fizemos parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Porto Alegre e com isso já conseguimos bons resultados”, informa o responsável pela diretoria socioeducativa da Fase, Ricardo Panatieri.

O garçom profissional José Veríssimo foi o professor das três turmas já formadas. Emocionado, ele conta que sempre quis fazer trabalhos sociais. “Para mim é uma grande satisfação ver os meninos concluindo esse curso, apesar das grandes dificuldades que cada um deles enfrenta”, ressalta.

Prestigiaram a cerimônia de formatura familiares e amigos, além da assistente social do TRF4, Cátia Segabinazzi, representantes do POD, da Fase e coordenadores da Fundação Pão dos Pobres.

www.trf4.jus.br