Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Setembro > Mutirão de conciliação na seccional do DF contabiliza cerca de 75% de acordos

Mutirão de conciliação na seccional do DF contabiliza cerca de 75% de acordos

publicado 27/09/2011 13h10, última modificação 11/06/2015 17h12


Em cinco dias de mutirão, a II Semana da Conciliação do DF de 2011 julgou 116 processos, todos referentes ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e administrados pela Empresa Gestora de Ativos (EMGEA), alcançando cerca de 75% de acordos. As audiências aconteceram no auditório da Seção Judiciária do DF, no período de 19 a 23 de setembro.

No último dia do mutirão, o coordenador-geral do Sistema de Conciliação da 1.ª Região, desembargador federal Reynaldo Fonseca, prestigiou o mutirão da SJDF, e presidiu duas audiências. Na solenidade de encerramento da segunda etapa de conciliação, ele agradeceu a colaboração dos magistrados que realizaram as audiências e o suporte dado pelos servidores. O desembargador lembrou um pensamento de Ghandi: “Tudo que queremos buscar, devemos buscar, mesmo que possa parecer impossível, é a chamada teimosia pacífica”.

Na ocasião, a diretora do foro da SJDF, juíza federal Daniele Maranhão Costa, saudou o desembargador federal Reynaldo Fonseca, os juízes federais de outros estados e do DF e os servidores que realizaram a Semana da Conciliação – um evento que “priorizou a prestação jurisdicional efetiva”, disse a magistrada.

A coordenadora do Núcleo de Conciliação do DF, juíza federal Gilda Maria Sigmaringa Seixas, disse ter sentido disposição dos mutuários e de seus advogados em realizar acordo.

A última etapa do mutirão no Distrito Federal ocorrerá no período de 28 de outubro a 2 de dezembro, durante a “Semana Nacional de Conciliação”. A expectativa, na Primeira Região, é chegar, nesta última etapa do mutirão, a cerca de 30 mil ações julgadas.

Tribunal Regional Federal da 1.ª Região