Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Setembro > TRF3 instala central de conciliação em campinas

TRF3 instala central de conciliação em campinas

publicado 22/09/2011 10h25, última modificação 11/06/2015 17h12

TRF3 INSTALA CENTRAL DE CONCILIAÇÃO EM CAMPINAS
 
Município é o primeiro do interior a receber uma Central de Conciliação

O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Roberto Haddad, esteve na última terça-feira, 20/9, na Subseção Judiciária de Campinas para participar da solenidade de instalação da Central de Conciliação no município.

Estiveram presentes ao evento o presidente da Câmara Municipal de Campinas, vereador Pedro Serafim Júnior; a desembargadora federal Salette Nascimento, diretora da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região; o desembargador federal Antonio Cedenho, coordenador do Gabinete da Conciliação do TRF3; o juiz federal Ávio Novaes, em auxílio à Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o juiz federal Carlos Alberto Loverra, diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado de São Paulo; o juiz federal Raul Mariano Júnior, diretor da Subseção Judiciária de Campinas; o procurador da República Áureo Marcus Makiyama Lopes; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Subseção Campinas, Sérgio Carvalho de Aguiar Vallim Filho; e o superintendente da Caixa Econômica Federal, Paulo José Galli.

O juiz federal Carlos Alberto Loverra lembrou que esta é a segunda instalação de uma Central de Conciliação nos moldes determinados pelo Conselho Nacional de Justiça: “Recentemente, no dia 30 de junho, inauguramos a primeira, que foi na capital de São Paulo. Esta é a primeira do interior. Não poderia ser diferente, considerando a pujança da cidade de Campinas, o porte deste Fórum da Justiça Federal desta cidade, cuja história já demonstra que mesmo antes do CNJ determinar a instalação destas Centrais de Conciliação já se fazia esse tipo de atividade aqui, há muito tempo, com resultados muito precisos, muito animadores, e que certamente agora teremos grande melhoria na prestação jurisdicional”.

O procurador Áureo Marcus Lopes, acredita que a conciliação além de dar maior celeridade processual, também restabelece a relação das partes. “Eu acho que, na verdade, essa é a missão republicana de longo prazo do Poder Executivo, do Legislativo, do Judiciário, do Ministério Público: reabilitar, ponderar e devolver à sociedade a capacidade dela de autodeterminação das suas escolhas, das suas necessidades, da eleição das suas prioridades”, afirmou o procurador.

O coordenador do programa de conciliação da Justiça Federal da 3ª Região, desembargador federal Antonio Cedenho, espera que este novo serviço que será prestado ao jurisdicionado traga bons resultados. “Com a instalação da Central de Conciliação nós vamos estabelecer qualidade à solução dos litígios judiciais. Eu digo sempre que a conciliação é um acordo que se encontra por intermédio da vontade das partes, portanto é o meio moralmente mais civilizado de solução de um processo judicial”, argumentou o coordenador Antonio Cedenho.

O vereador do município, Pedro Serafim, destacou a importância da instalação da Central de Conciliação. Para ele, “atos como este fazem a gente crer que homens estão fazendo de tudo para melhorar o serviço prestado à população”.

O presidente do TRF3, desembargador federal Roberto Haddad, encerrou o evento dizendo que a conciliação vem proporcionando à população o efetivo acesso à Justiça, onde as partes participam ativamente no resultado da demanda, com rapidez e eficiência. Segundo ele, o intuito da conciliação é propiciar soluções alternativas para as demandas. “Com a instalação da Central de Conciliação da Subseção Judiciária de Campinas aumentam-se as matérias a serem conciliadas e a melhoria da prestação jurisidicional. O TRF da 3ª Região fica feliz em poder colocar à disposição da população desta cidade mais um eficaz instrumento para diminuir o tempo de tramitação dos processos”, concluiu o desembargador.

 

 Fonte: www.trf3.jus.br