Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Setembro > TRF4 treina representantes de treze instituições que já utilizam SEI

TRF4 treina representantes de treze instituições que já utilizam SEI

publicado 01/09/2011 10h55, última modificação 11/06/2015 17h12

 

Servidores de treze órgãos públicos do país participam entre hoje (31/8) e amanhã (1º/9) de um treinamento com a equipe gestora do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O encontro reúne os integrantes do SEI Federação, um grupo que reúne todas as instituições públicas nacionais que estão implementando a tecnologia de informação produzida e cedida pelo TRF4 gratuitamente.

O SEI é o processo eletrônico administrativo que está em funcionamento em toda a Justiça Federal da 4ª Região (RS, SC e PR) há mais de um ano, abolindo o uso do papel, agilizando e simplificando a tramitação dos processos administrativos.

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre foi a primeira entidade a assinar com o TRF4 o termo de cedência do sistema de informática, em outubro do ano passado. O servidor municipal Antônio César de Azevedo Castilhos garante que a implementação do SEI já está em etapa final, faltando alguns ajustes técnicos para o inicio dos treinamentos com os demais servidores. “Esta iniciativa demonstra que o tribunal está preocupado não apenas na sua melhoria, mas também com os demais serviços públicos”, salienta.

Já a Defensoria Pública-Geral da União, um dos mais recentes órgãos que se conveniou para o uso do software, desde junho deste ano, esteve representada pelo coordenador do grupo de gestão de informática, Wadson Silva Faria. Na DPGU o sistema está começando a ser implantado. Faria explica que a defensoria está preparando o ambiente digital para utilizar o SEI. “Até o final do ano o sistema deverá estar implantado em Brasília, para depois chegar às demais unidades regionais”, afirma.

O evento acontece no auditório do Tribunal. A presidente do TRF4, desembargadora federal Marga Barth Tessler, fez a abertura do evento. A primeira palestra, ministrada pela diretora da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento, Patrícia Garcia, e pelo assessor-chefe de Gabinete da Presidência, Rogério Welter, fez uma apresentação geral do SEI. À tarde, foram abordados a funcionalidade do SEI para o setor de ouvidoria, apresentado pela assessora da Presidência e gestora de ouvidoria, Vanessa Corrêa, e para o processo sigiloso, que ficou a cargo da assessora da Coordenadoria Jurídico-Administrativa da Presidência, Rochele Schucster.

Amanhã, os temas abordados serão o Sistema de Permissões (SIP) e as funcionalidades  Administrador e Arquivamento, também ministrados por servidores do TRF4.

Os treze órgãos que já assinaram o termo para utilização do SEI são: Defensoria Pública-Geral da União; Embrapa Uva e Vinho – Bento Gonçalves (RS); Instituto Nacional do Seguro Social – INSS; Justiça Militar de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul; Ordem dos Advogados do Brasil/RS; Prefeitura de Proto Alegre; Prefeitura de Alegrete (RS); Prefeitura de São Gabriel (RS); Procuradoria-Geral do Estado do RS; e tribunais de Justiça do Espírito Santo e de Tocantins.