Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Abril > Seção Judiciária do Amapá ganha sede moderna e imponente

Seção Judiciária do Amapá ganha sede moderna e imponente

publicado 18/04/2012 12h00, última modificação 11/06/2015 17h11

O presidente Olindo Menezes inaugurou, ontem, em Macapá, a nova sede da Seção Judiciária do Amapá – um presente para a Justiça Federal do estado, que, no próximo dia primeiro de maio, completa 20 anos de existência.

Edificado em um terreno de 40 mil m2 doado pelo governo federal, o novo prédio da seccional conta com aproximadamente 12 mil m2, distribuídos em três andares, e foi construído para substituir a antiga sede, que já não atendia a contento as necessidades de magistrados, servidores e jurisdicionados. O prédio é bastante moderno e conta com sistema de refrigeração computadorizada, piso de granito, isolamento acústico e sistema de reutilização da água da chuva, além de restaurante, salas multiuso e auditório para 400 pessoas. Segundo o presidente Olindo Menezes, foi  baseado em  projeto “com vistas ao futuro”, pois possui espaço para abrigar sete varas federais – atualmente a Justiça Federal do Amapá possui três varas federais, onde tramitam cerca de 28 mil processos.

Para o governador  do estado, Camilo Capiberibe, a nova sede da seccional, considerada um dos prédios públicos mais imponentes da cidade, valoriza a capital Macapá e o estado do Amapá. “É bom sabermos que estamos sendo percebidos em Brasília. Sem dúvida, quem sai ganhando com isso é a população local”, acrescentou. O governador também elogiou a escolha do local da nova sede, na zona norte da cidade, e informou que há intenções de se construir uma região administrativa no setor para desafogar o centro da cidade e facilitar a vida dos cidadãos.

O diretor do foro da SJAP, Anselmo Gonçalves, qualificou a nova sede como fruto de um conjunto de esforços de várias pessoas e frisou o empenho e dedicação do presidente Olindo Menezes na estruturação da Justiça Federal do Amapá. “Recentemente foram inauguradas as subseções de Laranjal do Jari e de Oiapoque. Agora, o presidente inaugura a nova sede da seccional, sem falar no apoio material e o incentivo durante sua gestão, que é uma das mais profícuas dos últimos tempos”, sintetizou.

Para construir a nova sede foram gastos 40 milhões de reais. Segundo o presidente Olindo Menezes, o valor foi obtido graças ao empenho de diversos parlamentares do estado, canalizado na elaboração de emendas para a edificação. O presidente também destacou a dedicação do juiz federal João Bosco Costa, que realizou vários contatos com a via legislativa para garantir a execução da obra, e o trabalho do diretor do Foro, que esteve na linha de frente da construção do edifício, enfrentando e vencendo os desafios para que a obra acontecesse.

Homenagens – Durante a solenidade de inauguração, o diretor do foro da SJAP entregou placas de agradecimento a autoridades consideradas essenciais para a realização do projeto. Também assinou elogio coletivo a 12 servidores da seccional amapaense pelo comprometimento e empenho na construção da nova sede. Entre os homenageados com as placas estavam o presidente Olindo Menezes, o juiz federal Fabiano Verli, os juízes federais substitutos Lívia Marques, Mauro Vieira e Felipe Andrade, o engenheiro do Tribunal Luiz Otávio Montezuma, e o assessor parlamentar do Comando da Aeronáutica e ex-secretário-geral do Tribunal, coronel Mário Santana.

Presenças – O evento foi bastante prestigiado e contou com a presença de inúmeras autoridades dos três poderes, entre elas o tenente-brigadeiro-do-ar Antonio Gomes Leite Filho, o prefeito de Macapá, Roberto Góes, o diretor da Subseção Judiciária de Laranjal do Jari, Flávio Andrade, o diretor da Subseção Judiciária de Oiapoque, Naiber Pontes, o juiz federal em auxílio à Presidência, José Alexandre Franco, o diretor-geral Felipe Jacinto, o assessor parlamentar do Comando da Aeronáutica, coronel-aviador Mário Santana, e o assessor especial da Presidência, Euvaldo Pinho.

 

 

Fonte: TRF1