Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Abril > Sessão solene comemora 23 anos de instalação do TRF1

Sessão solene comemora 23 anos de instalação do TRF1

publicado 02/04/2012 11h20, última modificação 11/06/2015 17h11

 
Em solenidade ocorrida na tarde de sexta-feira, 30, na sala de sessões plenárias, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região comemorou o seu 23.º aniversário de instalação.

O plenário, em sessão solene, com mesa diretora presidida pelo desembargador federal Olindo Menezes e composta, ainda, pelo ministro Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal, pelo presidente do Superior Tribunal Militar, almirante de esquadra Álvaro Luiz Pinto, pela ministra do Superior Tribunal de Justiça Laurita Vaz e pelo procurador-chefe da Procuradoria da República da 1.ª Região, Juliano Villa-Verde de Carvalho, homenageou os desembargadores federais Carlos Fernando Mathias de Souza, Antônio Ezequiel da Silva, Luiz Gonzaga Barbosa Moreira, Sebastião Fagundes de Deus e Antônio Sávio de Oliveira Chaves, que se aposentaram nos últimos dois anos.

Após a execução do Hino Nacional pelo Coral Habeas Cantus, do TRF, o presidente Olindo Menezes declarou aberta a sessão “especialmente convocada para esta ocasião em que o Tribunal homenageia, tradicionalmente, os seus ilustres ex-desembargadores”.

Em seguida, a desembargadora federal Neuza Alves, convocada pelo presidente para falar em nome do Tribunal, iniciou seu discurso redigido em versos: “O TRF da 1ª Região é, com efeito, um tribunal diferente/ Sua maioridade é bem recente/, mas não o peso da sua responsabilidade,/ já que tem compromisso com a verdade/ Sua atuação corajosa, firme, coerente,/ sensata, intimorata, digna e valente,/ conta com o nosso respaldo, cada um com um quinhão,/ sem esquecer por um momento que somos sentimento e razão”. Após a fala de Neuza Alves, o coral entoou o Hino do TRF.

Logo após, o presidente concedeu a palavra ao procurador-chefe da Procuradoria da República da 1ª Região, Juliano Villa-Verde de Carvalho, que discorreu sobre a importância que as decisões do TRF têm no contexto nacional, homenageando também os cinco desembargadores aposentados.

A Ordem dos Advogados do Brasil prestou sua homenagem por meio de sua conselheira federal, a advogada Meire Lúcia Mota Coelho, que exaltou os feitos do TRF e as iniciativas voltadas à conciliação “como instrumento essencial à pacificação social”.

Coube ao desembargador federal Carlos Olavo, em nome do TRF da 1ª Região, saudar a cada um de seus ex-colegas da Corte, mostrando deles, um breve perfil, “na justa homenagem que ora se presta aos eminentes desembargadores aposentados”,

Dando prosseguimento à cerimônia, o presidente Olindo Menezes entregou a cada homenageado uma placa alusiva à passagem pelo Tribunal.

Por sua vez, um a um, os desembargadores homenageados se manifestaram em agradecimento ao TRF da 1.ª Região.

Como último ato, antes do encerramento da solenidade, o presidente Olindo Menezes fez o lançamento do “Manual de Língua Portuguesa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região”, elaborado pela Divisão de Produção Editorial (Diedi) em parceria com a Consultoria de Língua Portuguesa e prefaciado pelo professor Evanildo Bechara, membro da Academia Brasileira de Letras.  

 

 Fonte: TRF1