Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Agosto > Curso em Brasília forma multiplicadores da conciliação

Curso em Brasília forma multiplicadores da conciliação

publicado 13/08/2009 15h15, última modificação 11/06/2015 17h12

O Curso de Formação de Multiplicadores, com a participação de 138 juízes e coordenadores de programas de conciliação, iniciou esta semana na Universidade de Brasília (UnB). Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Ministério da Justiça, o curso visa capacitar juízes e conciliadores dos Tribunais para garantir o cumprimento da Meta 2, que objetiva  julgar, até o final do ano, os processos que deram entrada na Justiça até 31 de dezembro de 2005.

Segundo o coordenador nacional do Movimento pela Conciliação, desembargador Marco Aurélio Buzzi, o foco do curso é privilegiar a mediação e a conciliação antes mesmo que o conflito se transforme em uma ação, muitas vezes demorada e que acaba congestionando o Judiciário.

Em dois dias de curso, serão apresentadas mais de 20 técnicas diferentes de conciliação que estão sendo fornecidas pelo juiz André Goma, da Bahia que, na abertura do encontro lançou, de sua autoria, o Manual de Mediação Judicial. Essas técnicas serão levadas aos tribunais pelos multiplicadores para serem utilizadas na Semana Nacional da Conciliação com vistas o cumprimento da Meta 2, que será realizada de 14 a 18 de setembro próximo. “Uma decisão judicial não resolve tão bem o conflito quanto um acordo”, explicou o desembargador.

Participam do curso representantes do Judiciário estadual, federal e trabalhista. O encerramento do encontro está previsto para esta quinta-feira, às 18 horas, com a presença do ministro Gilmar Mendes, presidente do CNJ.

www.cnj.jus.br