Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Agosto > JFPE toma providências para combater a gripe suína

JFPE toma providências para combater a gripe suína

publicado 25/08/2009 15h40, última modificação 11/06/2015 17h12

Diante do aumento de casos de pessoas contaminadas pela gripe Influenza A H1N1, também conhecida como gripe suína, e das recomendações do Ministério da Saúde, a Direção do Foro da Justiça Federal em Pernambuco, através do ofício circular nº 10/2009, tomou algumas importantes providências, adotadas após uma reunião entre a Secretaria Administrativa (Secad), a Comissão de Meio Ambiente e alguns representantes de Vara. Uma das principais medidas foi a liberação de servidoras que estão grávidas e vão ficar de licença até o declínio do número de infectados.

Dentre outras providências, está sendo realizada a higienização de maçanetas, corrimãos e botões de elevadores das áreas comuns. Os mesmos cuidados foram recomendados às Varas, através de seus funcionários terceirizados encarregados da limpeza. Além disso, foram desativados os botões de pressão das torneiras baixas dos bebedouros para utilização exclusiva das torneiras de alta pressão, com o uso de copos descartáveis.

 A Direção do Foro aproveitou o momento para informar que o sistema de ar da JFPE é dotado de filtro antibactericida, dentro dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sendo que a climatização é individualizada por Vara, não havendo possibilidade de contaminação do ar de uma Vara para outra. Além disso, a manutenção é feita mensalmente.

Outra providência relevante foi a palestra apresentada no último dia 20 pelo infectologista Carlos Eduardo Padilha, que é médico do Hospital das Clínicas e do IMIP. Ele recomendou que as pessoas que apresentarem sintomas de gripe (dores no corpo ou nos olhos, febre, diarréia e falta de ar, entre outros) deverão ser afastadas do serviço, seguindo-se os procedimentos de praxe referentes às licenças de tratamento de saúde. Esta também é a recomendação da Direção do Foro.

www.jfpe.jus.br