Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Agosto > TRF2 adere ao projeto do processo digital do STJ

TRF2 adere ao projeto do processo digital do STJ

publicado 21/08/2009 08h00, última modificação 11/06/2015 17h13

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), que alcança os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, prepara-se para aderir à era digital. Na próxima segunda-feira, às 15h, inaugura sua sala de digitalização e remessa eletrônica de recursos para os tribunais superiores. A inauguração contará com a participação do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha.

 

Até maio deste ano, o TRF2 registrava mais de nove mil processos em trâmite com recursos para o Supremo Tribunal Federal (STF) e o STJ. A novidade é mais uma medida para atender os cidadãos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo naquilo que é a maior reivindicação da sociedade ao Judiciário: a rapidez no trâmite dos processos. Isso sem comprometer a segurança.

O TRF2 estará apto a digitalizar um processo de cerca de 300 páginas em aproximadamente uma hora e a transmiti-lo por meio eletrônico, a Brasília, quase instantaneamente, usando um programa desenvolvido pelo próprio Judiciário e testado exaustivamente, para assegurar que os dados cheguem preservados. Remetidos fisicamente, os autos levam atualmente até oito dias para chegar aos tribunais da capital federal. A virtualização dos recursos especiais alinha-se com o projeto Justiça na Era Virtual, lançado pelo STJ.

Pelo Brasil

Até setembro deste ano, existe a expectativa de que os seguintes tribunais se interliguem ao processo virtual do STJ: Tribunais de Justiça de Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, Tocantins, Piauí, Paraná, Pernambuco, Roraima, Goiás, Sergipe, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Pará, Rondônia, Maranhão, Amapá, Acre, Santa Catarina, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Amazonas, além dos Tribunais Regionais Federais da 1ª, 2ª e da 5ª Região.

www.stj.jus.br