Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Agosto > CNJ e tribunais preparam 7ª Semana Nacional da Conciliação

CNJ e tribunais preparam 7ª Semana Nacional da Conciliação

publicado 14/08/2012 09h20, última modificação 11/06/2015 17h12

 
Magistrados coordenadores dos núcleos permanentes de métodos consensuais de solução de conflitos e assessores de comunicação dos tribunais federais, do trabalho e estaduais do país estiveram reunidos durante o II Encontro Nacional de Núcleos de Conciliação, que aconteceu nesta manhã (13/8), no Auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília. O evento traçou metas de trabalho e de divulgação para a 7ª Semana Nacional da Conciliação, que acontece de 7 a 14 de novembro, em todo o país.

"Nesta semana de 2012 vamos superar a semana nacional de conciliação do ano passado e isto servirá como estímulo para trabalhar a conciliação como uma prática durante o ano todo, aproximando o Judiciário das pessoas", afirmou na abertura do encontro o conselheiro José Roberto Neves Amorim, que integra o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordena o comitê gestor do movimento Conciliar é Legal.

Amorim apresentou os números do evento passado como um desafio a ser superado este ano. Segundo os dados do CNJ, 54 tribunais estiveram envolvidos na Semana Nacional de Conciliação em 2011. Foram atendidas 780 mil pessoas em 349.613 audiências realizadas em todo Brasil, movimentando mais de R$ 1 bilhão em acordos.

O desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz, coordenador-geral do Sistema de Conciliação da 4ª Região, representou o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no evento. A Justiça Federal da Região Sul já realiza conciliação desde 2003 e no ano passado, durante a semana nacional promovida pelo CNJ, o total arrecadado nos mutirões foi de R$ 40,9 milhões. Foram mais de 4,6 mil audiências, que buscaram o acordo em processos que tramitavam em 66 Subseções Judiciárias do RS, de SC e do PR, envolvendo crédito comercial, SFH, FGTS, benefícios previdenciários e medicamentos, entre outros. Foi obtido acordo em 2.524 negociações.

Prêmio

A Semana Nacional de Conciliação também contará com o III Prêmio Conciliar é Legal, que pretende premiar as boas práticas autocompositivas na Justiça, que contribuam para a pacificação de conflitos, a modernização e a rapidez no Poder Judiciário. Serão dois temas: "Justiça cidadã, sociedade mais justa" e "Eficiência das Estruturas da Conciliação e Mediação".

As inscrições para o prêmio ocorrem de 30 de agosto a 29 de setembro. Mais informações pelo email premioconciliar@cnj.jus.br.

Fonte: Imprensa/TRF4