Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Agosto > TRF4 promove palestra sobre paternidade contemporânea

TRF4 promove palestra sobre paternidade contemporânea

publicado 06/08/2009 14h15, última modificação 11/06/2015 17h13

“Paternidade na sociedade contemporânea” foi o tema da palestra proferida pelo médico psiquiatra e psicanalista José Outeiral no final da tarde de ontem(5/8), no auditório do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O presidente da corte, desembargador federal Vilson Darós, fez a abertura do evento, comemorativo ao Dia dos Pais, e destacou  a importância do tema, lembrando o ditado: não basta ser pai, é preciso participar.

Outeiral avisou, já no início de sua exposição, que compartilhava com os presentes as alegrias e agruras de ser pai e avô. Ele falou a seguir sobre as diferenças que vêm observando nas últimas quatro décadas em seu trabalho com crianças e adolescentes. Também destacou os conceitos de infância e adolescência e lembrou que esta última vem invadindo os anos da primeira, o que leva ao que chama de “a desinvenção da infância”. Como exemplos disso, o palestrante citou a realização de concursos de beleza infantis, a erotização precoce das crianças e a existência de linhas de maquiagem para meninas.

O psiquiatra e psicanalista gaúcho ressaltou a importância da palavra “brincar”, que significa “criar vínculo”. Atualmente, destacou, “o prazer está em comprar o brinquedo. Depois disso vem o tédio, até a compra do próximo brinquedo”.

De outro lado, disse, a adolescência começa a invadir o mundo adulto, a chamada “adultescência”. Também já existe o termo kid adult, explicou Outeiral, ou seja, o adulto que quer continuar a ser criança, como é o caso de pessoas que se vestem como crianças, de mãe que compartilham roupas ou confidências amorosas com as filhas. “Às vezes, há famílias só de adolescentes”, salientou.

Mais informações no site www.trf4.jus.br