Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Agosto > Tribunais serão orientados sobre revisão anual de remunerações

Tribunais serão orientados sobre revisão anual de remunerações

publicado 06/08/2012 09h35, última modificação 11/06/2015 17h12


 
  O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai recomendar aos tribunais que incluam a cada ano em seu orçamento dotação específica para a revisão geral anual de subsídios dos magis­trados e servidores. A recomendação vai sugerir ainda que as Cortes adotem como sistemática o encaminhamento de projeto de lei ao Legislativo referente à revisão geral anual, a fim de viabilizar essa revisão.

Essa decisão foi tomada durante a 151.ª sessão ordinária do CNJ, realizada na última terça-feira, 31 de julho, a partir de um pedido de providências da Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do Maranhão (FESEP/MA). A medida visa dar cumprimento ao artigo 37, inciso X, da Constituição Federal, bem como a decisões já proferidas anteriormente pelo CNJ sobre a matéria. Em seu artigo 37, a Constituição garante aos servidores públicos e aos magistrados o direito à revisão geral anual de sua remuneração ou subsídio, sempre na mesma data e sem distinção de índices. A alteração deve ser feita por lei específica, observada a iniciativa privativa da lei em cada caso.

Com informações do CNJ