Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Dezembro > 2009 > Abril > Balcão da biblioteca Ministro Oscar Saraiva agora é personalizado

Balcão da biblioteca Ministro Oscar Saraiva agora é personalizado

publicado 03/04/2009 15h05, última modificação 11/06/2015 17h10

O balcão da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva foi derrubado! Mas não se assuste! Ele foi apenas "dividido" em mesas de atendimento personalizado - maneira mais confortável e privativa de atender aos 2.700 usuários que buscam a unidade. "Recebíamos muitas reclamações sobre o balcão - ele era visto como uma espécie de barreira", relata Raquel Caetano, da Seção de Atendimento e Empréstimo.
Segundo Raquel, um dos principais objetivos da Biblioteca para essa gestão é tornar mais independente o usuário do espaço. "Hoje, o usuário já pode consultar o catálogo de obras, reservar e renovar o empréstimo de livros do seu computador. Agora, pretendemos disponibilizar serviços de autoempréstimo e autodevolução de livros. Assim, o usuário ficará mais independente e poderemos direcionar os servidores do atendimento para outros projetos da área".
Quem provavelmente vai gostar das melhorias implementadas na Biblioteca é o servidor José Antônio de Freitas, do Gabinete da ministra Denise Arruda. Ele foi um dos campeões entre os servidores em solicitação de pesquisas e empréstimos de livros em 2008 e sempre elogia a atenção e a disposição dos servidores do local em atender os pedidos.
José Antônio é exemplo de um usuário e tanto. Atualmente, ele solicita cerca de cinco pesquisas por mês (documentos, textos jurídicos, doutrina sobre determinados assuntos, entre outros) e dez livros emprestados, além dos que utiliza dentro do espaço da Biblioteca e on line via BDJur. "Toda vez que encontro um processo em que não há jurisprudência firmada ou há controvérsia judicial, recorro à pesquisa sobre a doutrina, feita na Biblioteca ou via BDJur, para poder executar o meu trabalho", relata.
No Informe-se Especial dos 20 anos do STJ distribuído neste mês você encontra um pouco da evolução histórica dos serviços oferecidos pela Biblioteca Ministro Oscar Saraiva e ainda ganha a lista dos "mais mais" jurídicos - os 20 livros mais utilizados pelos usuários do local e os 20 documentos digitais mais consultados na BDJur - informação de qualidade. Vale conferir!