Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Dezembro > 2009 > Abril > EMAG organiza workshop sobre "Crimes contra crianças facilitados pelo computador"

EMAG organiza workshop sobre "Crimes contra crianças facilitados pelo computador"

publicado 28/04/2009 11h22, última modificação 11/06/2015 17h10

Com a participação de especialistas americanos, a Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (EMAG), realiza nos dias 4 e 5 de maio, das 9h às 16h, o workshop "Crimes contra crianças facilitados pelo computador". O evento é coordenado pelo diretor da EMAG, desembargador federal Newton De Lucca, pela procuradora da República Adriana Scordamaglia e pelo juiz federal Nino Oliveira Toldo e acontece no auditório da EMAG, localizado na Avenida Paulista, 1912 - Edifício Funcef Center - 1ª Andar - São Paulo.
Entre os instrutores do Workshop estão Guilhermo Galarza, do Centro Internacional para crianças desaparecidas e exploradas; Rich Brown chefe de inteligência da polícia do Estado de Nova Jérsei (EUA); Robert Angelini, detetive da promotoria do condado de Monmouth em Nova Jérsei (EUA); Jeffrey A. Dort, vice-procurador distrital de San Diego na Califórnia (EUA); Sérgio Gardenghi Suiama, procurador da República e coordenador do Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos (MPF/SP); e Thiago Tavares Nunes de Oliveira, presidente da ONG SaferNet Brasil.
O curso é direcionado para desembargadores, juízes federais, membros do Ministério Público Federal e servidores. Magistrados e servidores do Judiciário Federal podem fazer inscrições pelo site www.trf3.jus.br/emag; membros e servidores do Ministério Público Federal devem efetuar a inscrição no endereço www.nucleodeeventos@prsp.mpf.gov.br.
No final, será conferido certificado de participação. O evento, credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), faz parte do Programa Nacional de Aperfeiçoamento e Pesquisa para Juízes Federais (PNA) e será transmitido por videoconferência para as Subseções Judiciárias do Estado de São Paulo e para a Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
4 DE MAIO - 9h - Introdução
9h30 às 13h - Aspectos Técnicos da Investigação: Compreensão da Tecnologia / Como funciona a Internet e estudo de casos / Ferramentas e Técnicas utilizadas para conduzir investigações / Questões legais de informática
14h às 17h - Conduzindo Investigações Online: Criando Operações Pró-ativas / Criando uma Identidade Secreta / Localizando molestadores de crianças / Registro, Relatórios e Identificação / O encontro (prisão). Localização / Procedimentos pós-prisão / Estudo de casos
5 DE MAIO - 9h às 13h - Processando o infrator: Equipe de acusação: polícia e promotor / Obstáculos e questões em casos de Abuso de Crianças pelo Computador / Crianças e Pornografia Infantil no Tribunal / Tendências atuais nos tribunais - táticas de defesa
14h às 15h30 - Painel de Discussão: Melhores Práticas / Questões locais
16h às 16h30 - A Experiência do MPF/SP no Enfrentamento do Problema
16h30 às 17h - O papel da Safernet Brasil no Combate aos Crimes Cibernéticos contra os Direitos Humanos

www.trf3.gov.br