Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Dezembro > 2009 > Abril > Florianópolis: Sistema de Conciliação realiza primeira audiência por videoconferência

Florianópolis: Sistema de Conciliação realiza primeira audiência por videoconferência

publicado 20/04/2009 16h30, última modificação 11/06/2015 17h10

O Sistema de Conciliação da Justiça Federal em Santa Catarina (SistCon/SC) realizouna sexta-feira(17/4/2009), pela primeira vez, audiência por videoconferência como parte de um projeto piloto em Florianópolis. O objetivo é facilitar o acesso à Justiça por parte dos procuradores dos conselhos profissionais de fiscalização, que por muitas vezes precisam se deslocar de suas sedes na Capital até o interior do Estado. "Esse sistema de videoconferência já é utilizado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, e a idéia de trazê-lo para cá foi do Rodrigo Costa Medeiros, diretor de secretaria de Mafra, com apoio do doutor Celio Mangrich Junior, do Conselho Regional de Contabilidade, CRC. Vimos que muitas vezes fica difícil mover toda a estrutura do Conselho, que fica localizado aqui, em Florianópolis", explica o juiz Eduardo Didonet Teixeira.

Ainda segundo o magistrado, a utilização do sistema irá possibilitar o agendamento de um maior número de audiências,e, por consequência, a resolução de um número maior de processos, além de economia de recursos públicos. "Esta primeira audiência por videoconferência tratou de execução fiscal do CRC. Como teste, colocamos o executado aqui no SistCon e o procurador do Conselho em outra sala da Justiça. O resultado foi acordo entre as partes", finalizou o juiz.

O primeiro beneficiado do acordo se comprometeu a pagar o valor de R$ 2.182,71 em 24 parcelas. Ao final, ele preencheu pesquisa afirmando que gostou da audiência e que "foi o mesmo que estar pessoalmente", além de ter "se sentido à vontade".

www.jfsc.jus.br