Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Dezembro > 2009 > Abril > Novo sistema de conciliação será anunciado em Audiência Pública dos JEFs na próxima semana

Novo sistema de conciliação será anunciado em Audiência Pública dos JEFs na próxima semana

publicado 17/04/2009 12h01, última modificação 11/06/2015 17h10

O evento, inédito, representa a abertura do Poder Judiciário para a voz da comunidade jurídica e está inserido no Planejamento Estratégico dos Juizados Especiais Federais (JEFs) da 4ª Região, com o objetivo de propiciar um espaço de diálogo entre os diversos atores participantes do processo previdenciário no âmbito dos Juizados Especiais Federais, para: identificar pontos críticos nesses processos; colher sugestões ou propostas de alternativas procedimentais; encontrar estratégias para uniformidade e efetividade processual.
Segundo o juiz federal José Antonio Savaris, coordenador do Sistema de Conciliação no Paraná, "a Audiência Pública é um meio de comunicação, divulgação e esclarecimentos. É um sinal de que as coisas não são decididas de modo arbitrário, mas buscadas na experiência de todos atores envolvidos na administração da Justiça".
A audiência é aberta à comunidade jurídica e ao público em geral, mas foi pensada especialmente para as pessoas que se relacionam, direta ou indiretamente, com os trabalhos necessários ao desenvolvimento do processo previdenciário eletrônico, especialmente juízes, servidores da Justiça Federal, advogados, procuradores do INSS, defensores públicos, peritos nomeados e médicos peritos do INSS.
O momento será utilizado para comunicação de novas medidas adotadas pela Justiça Federal no objetivo de propiciar melhor distribuição de justiça, como a implantação do SICOPP - Sistema Conciliatório Pré-Processual, que entrará em operação a partir do dia 27 de abril.
Também na audiência será apresentado laudo médico pericial que tende a ser o ponto de partida para a padronização dos laudos e quesitos no âmbito do TRF da 4ª Região.
As inscrições podem ser feitas nos portais eletrônicos da Justiça Federal (www.jfpr.gov.br), clicando no link específico do evento. Os interessados em tomar uso da palavra devem manifestar tal pretensão quando da realização da inscrição.
www.trf4.gov.br