Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Dezembro > 2009 > Abril > Perigos e vantagens do uso da internet é tema do Via Legal

Perigos e vantagens do uso da internet é tema do Via Legal

publicado 01/04/2009 14h20, última modificação 11/06/2015 17h10

Você se lembra da época em que internet era praticamente um artigo de luxo? Não faz tanto tempo assim. O acesso à rede mundial de computadores se popularizou há pouco mais de dez anos. Hoje, o serviço já é considerado item de primeira necessidade em quase todas as empresas e boa parte das casas brasileiras. O Via Legal desta semana traz duas reportagens que tratam das vantagens e também dos perigos que vêm de carona com a internet.
Já não é raro encontrar quem faça as compras de supermercado sem sair de casa, ou encomende livros e até roupas pele computador. Mas, para que a comodidade não venha acompanhada de dor de cabeça é preciso muito cuidado. Basta um clique errado para o cidadão se transformar em vítima de criminosos que se escondem atrás da tela do computador. Do Rio de Janeiro, Viviane Rosa explica como se proteger dos golpes virtuais.
De Aracaju, capital do estado de Sergipe, Juliano Domingues revela o lado ainda mais cruel da rede mundial de computadores. A internet tem sido aliada da pornografia infantil. Em um ano e meio, a Safernet Brasil, Organização Não Governamental que atua no combate ao crime, recebeu 636 mil denúncias. Os envolvidos são pessoas que exploram meninos e meninas de todas as idades. É importante lembrar que o simples armazenamento ou troca de arquivos já caracterizam pedofilia.
No sul do país, assentados da reforma agrária correm o risco de perder as terras que conquistaram por atitudes que põem a natureza em risco. Eles vivem numa área de reserva e, por isso, precisam ter ainda mais cuidado no cultivo da terra. Os produtos orgânicos são a melhor alternativa, mas nem todos aderiram à iniciativa. Analice Bolzan foi ao interior do estado para mostrar que não importa quem esteja ameaçando: a ordem é ser rigoroso para evitar a contaminação do solo e da água.
Imagine a dificuldade de lutar por direitos iguais, quando a própria lei impõe diferenças. A realidade dos deficientes auditivos, excluídos de um beneficio que atende pessoas com outras limitações, é o tema da reportagem de Erica Resende. Quase cinco milhões de brasileiros que não escutam ficaram de fora da legislação que garante a isenção de impostos na compra de carros novos.

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO
TV BRASIL - DF
(canal 2)
Dia 4 de abril às 8h30
TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 1o de abril às 21h30
Dia 6 de abril 13h30

REDE DA TV EDUCATIVA
Dia de 4 de abril às 8h30

REDE CULTURA
Dia 4 de abril às 7h30