Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Dezembro > 2009 > Abril > Via Legal aborda os prejuízos causados pelos jogos de azar

Via Legal aborda os prejuízos causados pelos jogos de azar

publicado 07/04/2009 18h20, última modificação 11/06/2015 17h10

No começo é só diversão mas, em alguns casos, o desejo de apostar se torna incontrolável. Quem não consegue se manter longe das mesas de jogos pode perder o patrimônio, a saúde e até a família. Apesar disso, há quem defenda a legalização de bingos, caça-níqueis e cassinos no Brasil. O Via Legal desta semana mostra o que justiça e sociedade tem feito para evitar os prejuízos causados pelos jogos de azar.
Os casos de profissionais que usam de má fé e abusam da confiança dos clientes na hora de prestar algum serviço, infelizmente, já não são novidades. O que chama atenção na história que Juliano Domingues traz de Sergipe é a ousadia dos envolvidos. O grupo se escondia atrás de uma fachada de órgão de defesa do consumidor para exercer, ilegalmente, funções exclusivas de advogados.
Apesar de pagarem caro, exatamente, para ter tranqüilidade na hora de um problema de saúde, muitos consumidores ainda precisam recorrer aos tribunais em busca de atendimento pelo plano particular. Em São Paulo, a luta de uma mulher para garantir tratamento adequado, que inclui sessões de drenagem linfática, trouxe uma vitória importante para muita gente que sofre com problemas de circulação. A reportagem é de Erica Resende.
A licença maternidade é um direito da mulher, mas acima de tudo, uma necessidade do bebê que depende desse contato nos primeiros meses de vida para crescer saudável. E o benefício vale tanto para as trabalhadoras das cidades quanto para as do campo, independentemente da idade. Analice Bolzan esteve no interior do Rio Grande do Sul para contar a história de uma jovem precisou lutar por esse direito.
O primeiro passo para conquistar uma vitória na justiça é escolher o caminho certo para a disputa. E isso passa pelo entendimento do conceito de competência no mundo jurídico. O programa desta semana explica a competência dos Juizados Especiais Federais que, desde 2002, têm dado respostas mais rápidas à população.
HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO
TV BRASIL - DF
(canal 2)
Dia 11 de abril às 8h30
TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 8 de abril às 21h30
Dia 13 de abril 13h30

REDE DA TV EDUCATIVA
Dia de 11 de abril às 8h30
REDE CULTURA
Dia 11 de abril às 7h30

http://vialegal.cjf.jus.br