Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Dezembro > 2009 > Abril > Via Legal destaca o abuso de poder

Via Legal destaca o abuso de poder

publicado 29/04/2009 14h51, última modificação 11/06/2015 17h10

No exército, na família e até na igreja - em muitos casos, ao chegar ao poder, a pessoa extrapola os limites e abusa da autoridade que tem. O Via Legal, de 29 de abril a 5 de maio, traz exemplos desse tipo de comportamento e mostra as conseqüências dos excessos cometidos.
O treinamento de quem está sendo preparado até para a guerra, deve mesmo ser rigoroso. Mas, em nome da disciplina, muitos abusos são cometidos. Em boa parte das vezes, as irregularidades nem chegam a virar denúncias. É que as próprias vítimas têm medo de perseguição e, normalmente, preferem ficar caladas. Juliano Domingues esteve no Rio Grande do Norte para conhecer um ex soldado que decidiu romper o silêncio e procurar a justiça.
Não se discute que muito tem se avançado no que diz respeito aos direitos dos homossexuais. Mas o preconceito ainda faz muita gente se afastar de um parente por conta da orientação sexual dele. Distância que, muitas vezes, desaparece em caso de morte, quando chega a hora de tomar posse de bens e de direitos como a pensão. De São Paulo, Erica Resende mostra como a falta de bom senso pode colocar familiares e companheiros em pé de guerra nos tribunais.
Ir à missa, deixar os cabelos longos, não trabalhar aos sábados ou se manter no celibato. O que cada um faz em nome da fé, além de sagrado, é protegido por lei. Mas isso não afasta as críticas quando se trata de comportamentos extremos como, por exemplo, rejeitar transfusão de sangue, mesmo em caso de risco de morte. Alessandra de Castro explica de que forma questões religiosas têm se transformado em ações judiciais.
Acredite: muitos cariocas nunca foram ao Cristo Redentor, uma das novas maravilhas do mundo. E boa parte dos turistas que visitam o Rio de Janeiro também precisa se contentar em ver longe a estátua símbolo da cidade. A explicação passa pelo preço. É caro subir o morro no trem do Corcovado. Viviane Rosa revela a insatisfação dos usuários e o impasse entre o governo e a empresa que há 25 anos explora o serviço.
Horários de exibição do programa:
TV BRASIL - DF
(canal 2)
Dia 2 de maio, às 8h30
TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 29 de abril, às 21h30
Dia 3 de maio, às 18h00

REDE DA TV EDUCATIVA
Dia de 2 de maio, às 8h30
REDE CULTURA
Dia 2 de maio, às 7h30

http://vialegal.cjf.jus.br