Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Fevereiro > Mutirão com 12 juízes resolve mais de mil processos até domingo na Justiça Federal de AL

Mutirão com 12 juízes resolve mais de mil processos até domingo na Justiça Federal de AL

publicado 09/02/2009 10h25, última modificação 11/06/2015 17h11

Doze juízes federais dos Estados de Alagoas, Paraíba, Sergipe e Pernambuco realizamna sexta-feira (6/2) até o próximo domingo um mutirão na Justiça Federal em Alagoas para resolver 1.139 processos, todos relativos a questões previdenciárias.
São direitos que devem ser concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, de elevada importância social para o País e à vida de pessoas, a maioria carente. Segundo os magistrados participantes, o mutirão busca por meio de audiências de conciliação, resolver entraves burocráticos criados pelo INSS na concessão dos benefícios. Esses impedimentos fazem o segurado procurar a Justiça, através dos Juizados Especiais Federais.
Idosos e os deficientes físicos procuram o benefício da prestação continuada da seguridade social, mas há ainda licença maternidade, auxílio-doença, aposentadorias e pensões de grande parte da população rural do Estado, distribuída ao longo dos 102 municípios alagoanos.
É o caso da dona Josefa Maria da Silva e Cícera Alves da Conceição, ambas com mais de 70 anos, saúde fragilizada e moradoras de sítios em Cacimbinhas e Major Isidoro, na região sertaneja. Dona Josefa e dona Cícera são viúvas e conseguiram no mutirão, o direito à pensão do INSS, conforme lei que garante o benefício rural.
"Estou muito feliz, vou poder descansar mais e em paz", disse dona Josefa. Além de um salário mínimo mensal, cada uma vai receber a soma dos valores retroativos, desde o dia em que ingressaram na Justiça: respectivamente R$ 3.506 e R$ 8 mil.

www.jfal.jus.br