Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Fevereiro > Via Legal destaca impasse sobre a política de quotas na UFRN

Via Legal destaca impasse sobre a política de quotas na UFRN

publicado 04/02/2009 08h00, última modificação 11/06/2015 17h12

Na edição desta semana, de 04 a 10 de fevereiro, o programa Via Legal destaca o impasse que envolveu a política de quotas implantada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A instituição foi questionada nos tribunais por adotar o critério geográfico na hora de definir quem tinha direito às vagas do sistema. Juliano Domingues conta que uma estudante que havia concluído o ensino médio na Paraíba foi uma das beneficiadas pela decisão da Justiça Federal. A sentença determinou a suspensão da regra.
Em outra reportagem, Alessandra de Castro apresenta mais um exemplo de brasileiros que se sentem discriminados por causa da religião. Reprovada por falta, uma aluna da Universidade Federal do Maranhão, que frequenta a igreja adventista, foi à justiça contra a postura da escola. Quem lida com a situação, não tem dúvidas: apesar da Constituição Federal proibir o preconceito por credo, a prática ainda faz muitas vítimas em todo o Brasil. O caminho apontado para acabar com o problema passa, necessariamente, pela tolerância.
Os benefícios concedidos a empresas e entidades que ao longo dos anos assumiram parte da responsabilidade do Estado, também são discutidos no Via Legal desta semana. Analice Bolzan mostra porque tanta gente briga para ter direito à isenção previdenciária. Quanto o governo deixar de arrecadar com a medida e os motivos que levam um número cada dia maior de empresas ao banco dos réus.
O programa traz ainda a história dos pomeranos, uma comunidade formada por descendentes de alemães que vivem no interior do Espírito Santo. Os primeiros integrantes chegaram ao país há 150 anos e durante um bom tempo ficaram completamente isolados. Entre os moradores, ainda é possível encontrar pessoas que, mesmo tendo nascido no Brasil, não falam português. Como vivem no campo, os pomeranos têm direito à aposentadoria especial. Viviane Rosa esteve na região para mostrar o dia a dia desses brasileiros e as dificuldades enfrentadas na hora de tirar do papel o direito ao benefício previdenciário.
Horários de exibição do programa:
TV Brasil - DF
(canal 2)
Dia 07 de fevereiro, às 8h30
TV Justiça
(canal 95)
Dia 04 de fevereiro, às 21h30
Dia 09 de fevereiro, às 13h30

Rede da TV Educativa
Dia 07 de fevereiro, às 8h30
Rede Cultura
Dia 07 de fevereiro, às 7h30
http://vialegal.cjf.jus.br