Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Janeiro > A influência das letras de música é tema do Via Legal

A influência das letras de música é tema do Via Legal

publicado 21/01/2009 09h30, última modificação 11/06/2015 17h11

Até que ponto a letra de uma música pode influenciar o comportamento das pessoas? Que peso essa mensagem pode ter na formação de crianças e adolescentes? Este é um dos assuntos em destaque no terceiro programa da série retrospectiva 2008. A discussão ganhou força a partir de uma decisão judicial tomada no sul do país. A gravadora e o compositor da música "Um Tapinha Não Dói" foram condenados a pagar indenização. Analice Bolzan mostra os argumentos que fizeram os desembargadores considerar que a letra banaliza e incentiva a violência contra as mulheres.
A música também é o tema da reportagem de Brasília. Neste caso, a polêmica é resultado da exigência da entidade de classe que impõe aos profissionais, a obrigatoriedade de registro. Sem o documento, o músico pode ser impedido de trabalhar. Em todo o país, é fácil encontrar quem não concorda com a medida, considerada por muitos, ilegal e arbitrária. A exigência é questionada em dezenas de ações judiciais. Alessandra de Castro mostra uma delas que terminou com decisão favorável a um grupo de Minas Gerais. O entendimento foi que o registro só pode ser exigido de professores e regentes de orquestras.
O programa também reapresenta a reportagem que discutiu os efeitos da presença do Exército nas ruas das grandes cidades. A dúvida é: será que estes militares estão preparados para atuar na segurança ostensiva? Há quem acredite que sim. Para outros, a medida acaba colocando em risco a vida dos moradores. Viviane Rosa relembra o episódio no morro da Providência quando dois jovens foram mortos depois de serem entregues pelos policiais a traficantes que atuam na região.
Juliano Domingues conta a história de ex-combatentes que defenderam o Brasil durante a segunda guerra mundial. Por lei, essas pessoas e seus dependentes têm direito a atendimento médico gratuito mas, às vezes, só mesmo recorrendo à justiça é possível assegurar o tratamento. Quem depende do serviço, reclama da postura de quem deveria reconhecer a importância desses heróis nacionais.


HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV BRASIL - DF
(canal 2)
Dia 24 de janeiro às 8h30
TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 21 de janeiro às 21h30
Dia 26 de janeiro 13h30

REDE DA TV EDUCATIVA
Dia 24 de janeiro às 8h30
REDE CULTURA
Dia 24 de janeiro às 7h30
http://vialegal.cjf.jus.br