Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Janeiro > Justiça Federal condena quatro acusados de fraude contra o INSS em Rio Grande (RS)

Justiça Federal condena quatro acusados de fraude contra o INSS em Rio Grande (RS)

publicado 20/01/2012 09h30, última modificação 11/06/2015 17h11

 

A Justiça Federal do RS condenou quatro dos réus envolvidos na chamada “Operação Hipócrates”, sendo dois deles médicos. A sentença, de parcial procedência, é do juiz federal Fernando Ribeiro Pacheco, da 2ª Vara Federal do Rio Grande, e foi assinada nesta semana (17/1). Os réus foram condenados por crimes como tráfico de influência e estelionato. Os demais acusados foram absolvidos.

A operação da Polícia Federal, realizada em 2005, investigou suposta venda de atestados médicos falsos a segurados do INSS e o recebimento irregular de benefícios da autarquia. O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu, no ano de 2007, denúncia contra onze suspeitos, seis deles médicos.

Após a instrução da ação penal, com o interrogatório de dezenas de testemunhas, o MPF pediu a condenação de sete dos denunciados. No final da tramitação, o processo já contava com cerca de 30 volumes e mais de cinco mil páginas.

Cabe recurso da decisão no TRF da 4ª Região, em Porto Alegre.