Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Janeiro > Pedra Fundamental marca o início da construção da nova sede da seccional de Roraima

Pedra Fundamental marca o início da construção da nova sede da seccional de Roraima

publicado 16/01/2012 12h05, última modificação 11/06/2015 17h11


 “Uma solenidade simples, mas extremamente valiosa em termos simbólicos”, assim definiu o presidente Olindo Menezes a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental referente ao marco inicial da construção do edifício-sede da Seção Judiciária de Roraima. O evento aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 13 de janeiro, em Boa Vista, no terreno de 51 mil m² doado pela União, onde funcionará a futura sede da seccional.

Em seu discurso, o diretor do foro da SJRR, Helder Girão, lembrou que a atual sede da Justiça Federal de Roraima, instalada há 20 anos, já não possui infraestrutura condigna com a realidade. “A sede atual foi projetada para abrigar dois juízes, uma vara, servidores e público reduzido. Hoje ela abriga cinco juízes, duas varas, um juizado federal e uma turma recursal, com previsão de mais uma vara em 2014, além de servidores e um público usuário significativamente maior”.

O governador do estado, José Anchieta Júnior, afirmou que a Justiça Federal local vem acompanhando o crescimento de Roraima, que tem se consolidado economicamente ao longo dos seus 23 anos de existência, e colocou-se à disposição para auxiliar na construção da nova sede. “Pretendo colaborar com o TRF nesta empreitada, propondo parceria técnica com vistas a dar maior celeridade à elaboração do projeto da obra, que é o primeiro passo”.

O presidente Olindo Menezes lembrou que o valor de 20 milhões e 500 mil já está garantido para a obra em 2012, graças ao apoio da bancada federal de Roraima no Congresso Nacional. Em seguida, lembrou que apesar de a Justiça Federal trabalhar com verbas federais, será sempre preciso contar com o apoio de parcerias na concretização de metas administrativas. “Esperamos que haja sempre essa cooperação institucional, que não é algo para mim, nem para o governador de hoje, nem para o de amanhã, e, sim, para a instituição Justiça Federal”, resumiu.

Urna com documentos – Em uma urna depositada na Pedra Fundamental, foram guardados objetos, fotografias, plantas e documentos considerados relevantes para o conhecimento e estudos futuros relativos à construção. Para depositar os primeiros documentos na urna, foram convidados os juízes federais da seccional Leadro Saon, vice-diretor do foro, Marcos Silva, Mara Andrade e Marcos Lipienski. A urna será reaberta no decenário da inauguração do edifício-sede.

Visita à seccional – O presidente Olindo Menezes, acompanhado pelo diretor-geral Felipe Jacinto e pelo juiz federal em auxílio à Presidência, José Alexandre Franco, aproveitou a visita à Boa Vista e reuniu-se, na tarde do dia 13, com magistrados e servidores no auditório da seccional de Roraima. Na oportunidade, agradeceu o trabalho de todos e lembrou que trabalhar na Justiça Federal não significa apenas ter um emprego. “A Justiça Federal existe para servir; e o que magistrados e servidores fazem nesta instituição tem uma enorme ressonância social”. Em seguida, lembrou que os servidores integram um corpo de escol da República e que os juízes, apesar da importância do cargo, não podem desempenhar suas funções sem o importante trabalho dos servidores.

 

 

Tribunal Regional Federal da 1ª Região