Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Janeiro > Presidente do TRF3 participa de solenidade comemorativa dos 86 anos da Previdência Social

Presidente do TRF3 participa de solenidade comemorativa dos 86 anos da Previdência Social

publicado 28/01/2009 14h36, última modificação 11/06/2015 17h11

O Ministério da Previdência Social comemorou nesta terça-feira, 27 de janeiro, os 86 anos da Previdência Social em solenidade realizada na Agência da Previdência Social na Vila Mariana, São Paulo, prometendo conceder a aposentadoria por tempo de serviço e salário-maternidade em 30 minutos.
Representantes do Judiciário Federal prestigiaram o evento, entre eles: a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Marli Ferreira, a coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região, desembargadora federal Marisa Santos, a presidente do Juizado Especial Federal de São Paulo, juíza federal Marisa Cucio, a juíza federal Leila Paiva Morrison, em auxílio à Presidência do TRF da 3ª Região.
O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Previdência Social, José Pimentel, da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do advogado-geral da União, José Antônio Tóffoli, do secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, do presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, entre outras autoridades.
Aposentadoria em 30 minutos
Demonstrando o funcionamento do sistema, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu aposentadoria por idade ao segurado Armenio Grangeia dos Santos, de 65 anos de idade.
A segurada Adriana Queiroz da Silva, 31 anos, recebeu da ministra Dilma Roussef a concessão do benefício de salário-maternidade e a segurada Maria Aparecida Raez, de 58 anos, recebeu das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição.
O ministro da Previdência Social, José Pimentel, disse que o reconhecimento automático de direitos previdenciários é um ganho para toda a população e o maior presente que a Previdência poderia dar para a sociedade.
A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, enfatizou que era um momento especial para o país, porque "o reconhecimento automático de direitos é uma questão de cidadania".
Em seu discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, a partir de junho deste ano, quem atingir a idade ou o tempo de trabalho para se aposentar receberá um comunicado da Previdência Social com o alerta e informações sobre o benefício.
"Estamos retribuindo ao contribuinte aquilo que é a cidadania, a qual ele tem direito. Se somos tão precisos em cobrar, no mínimo, temos que chegar próximo à perfeição para conceder o benefício", concluiu o presidente.

www.trf3.jus.br