Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Janeiro > São José dos Pinhas ajuíza ação pelo reconhecimento do município como cidade sede do Aeroporto Afonso Pena

São José dos Pinhas ajuíza ação pelo reconhecimento do município como cidade sede do Aeroporto Afonso Pena

publicado 26/01/2012 16h15, última modificação 11/06/2015 17h11

São José dos Pinhais ajuizou ação contra a União, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Município de Curitiba e a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), requerendo que tais entidades passem a referir o município como a localização correta do Aeroporto Afonso Pena.
 
Segundo alegado na ação, tais entidades, ao citarem em seus documentos o município de Curitiba como cidade-sede do aeroporto, estão causando nos cidadãos de São José dos Pinhas um 'sentimento de menos-valia', além de violarem a legislação que denomina o Aeroporto Afonso Pena e cita a sua localização (Leis nºs 7.343/1985 e 7.565/86 - Código Brasileiro de Aeronáutica).
 
O município requereu a antecipação dos efeitos da tutela, a qual foi negada pelo juiz federal substituto Dineu de Paula, da 6ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba, que
entendeu não haver urgência no atendimento do pedido. Segundo o magistrado, 'a prática de referir-se ao Aeroporto Afonso Pena como situado em Curitiba ocorre desde a década de 70, sendo que a alteração repentina dessa prática, há tanto reiterada, poderia causar surpresa aos operadores do setor e aos próprios usuários'.
 
A Anac, a Infraero, a União e o Município de Curitiba foram citados e deverão apresentar resposta escrita, no prazo de 60 dias, se manifestando quanto à possibilidade de solução administrativa e consensual.

Fonte: Ascom - JFPR