Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Janeiro > SJMA: leilão de toras apreendidas beneficia entidades

SJMA: leilão de toras apreendidas beneficia entidades

publicado 04/02/2010 12h55, última modificação 11/06/2015 17h11

A Justiça Federal e o Ministério Público Federal realizaram, no dia 13 de novembro de 2009, solenidade de entrega de doações em dinheiro às entidades parceiras do Serviço de Monitoramento das Medidas e Penas Alternativas da Seção Judiciária do Maranhão e entidades indicadas pelo MPF.

As doações são relativas ao resultado do leilão, realizado pela 1ª Vara Federal, de 116 toras de madeiras de lei, como tatajuba, jatobá, copaíba, maçaranduba e outras, apreendidas no município de Bom Jesus das Selvas, e que arrecadou cerca de 95 mil reais.

A representante da Adapi, Josenilda Carneiro Lopes, falou da carência de recursos pela qual tem passado a instituição. "Somos carentes de contribuições e vamos saber como trabalhar essa doação. O dinheiro vai servir para manutenção das instalações do prédio, resgate da linha telefônica e pagamento de encargos trabalhistas de 11 funcionários". A Adapi assiste a 130 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos em regime de oito horas/dia.

As entidades beneficiadas foram o Fundo Estadual da Defesa Civil do Estado do Maranhão, a Associação das Damas de Assistência e Proteção à Infância - ADAPI, o Asilo de Mendicidade de São Luís e o Grupo Solidariedade é Vida - SOLIVIDA.

Para o procurador-chefe da República no Maranhão, Juraci Guimarães Júnior, em uma decisão como essa muitos agentes da sociedade saem ganhando, "tão importante quanto a doação de recursos às instituições beneficiadas é o caráter pedagógico da perda dos bens pelos infratores a legislação ambiental", declarou.

Durante a solenidade de entrega, o juiz Ney de Barros Bello Filho disse que a Justiça precisa estar atenta às necessidades da sociedade e contribuir quando possível, "para a justiça é importante cumprir não apenas o seu papel de dirimir conflitos, mas também, a sua função de contribuir com a redução das injustiças sociais".

www.trf1.jus.br