Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Janeiro > TRF2 anula ato do Ibama que embargou obra de construção de seis quiosques no Parque do Flamengo

TRF2 anula ato do Ibama que embargou obra de construção de seis quiosques no Parque do Flamengo

publicado 26/01/2009 12h24, última modificação 11/06/2015 17h11

A 7ª Turma Especializada do TRF-2ª Região, de forma unânime, negou pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - Ibama que pretendia a reforma da sentença da 10a Vara Federal do Rio que declarou a ilegalidade de ato da autarquia que embargou a obra de construção de seis quiosques no Parque do Flamengo. O juízo de 1o grau também anulou auto de infração lavrado contra a empresa Itec - Irmãos Tedesco Engenharia e Construção Ltda, decisão essa também ratificada pelo Tribunal. A decisão do TRF se deu em resposta a apelação cível apresentada pelo Ibama.

Para o relator do caso, juiz federal convocado Theophilo Miguel, os quiosques "são insuficientes a gerar, ainda que potencialmente, prejuízos ou impacto significativo ao meio ambiente, no âmbito nacional ou regional, aptos a demandar a atuação do Ibama, no exercício de poder de polícia ambiental". O magistrado entendeu ainda que não se configurou nos autos a hipótese em que os órgãos ambientais estadual ou municipal tenham ficado inertes diante da situação, "quando então poderia o Ibama ter exercido competência para fiscalização ambiental".

Por fim, o relator refutou a tese de que o parque do Flamengo representaria unidade de conservação de domínio da União, tão somente por se situar em terreno de marinha, "o que também afasta a necessidade de atuação do Ibama no exercício de poder de polícia ambiental", encerrou.
Proc.: 2000.51.01.010376-2

www.trf2.jus.br