Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Janeiro > TRF5:presidente é homenageado pelo município de Paulista

TRF5:presidente é homenageado pelo município de Paulista

publicado 27/01/2010 14h35, última modificação 11/06/2015 17h11

A mais alta honraria concedida pelo município de Paulista, situado no litoral Norte de Pernambuco, foi outorgada na tarde desta terça-feira (26/01) ao presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria. A entrega da Comenda Padre João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro foi realizada pelo prefeito Yves Ribeiro, acompanhado dos secretários municipais Manoel Alencar (Governo), Flávio Régis (Assuntos Jurídicos), Antônio Camarotti (assessor especial) e Khalil Gibran (secretário administrativo).

A equipe do governo municipal comandou a solenidade no Gabinete da Presidência do TRF5, no Recife, na presença dos desembargadores federais Margarida Cantarelli, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas (vice-presidente do TRF5) e Rogério Fialho Moreira (coordenador regional dos Juizados Especiais Federais), além de diretores e servidores desta Corte. O evento faz parte das comemorações dos 74 anos de emancipação política da cidade. A medalha é outorgada a personalidades e instituições com relevantes serviços prestados ao desenvolvimento do município em suas áreas de atuação. O nome da honraria é uma homenagem ao Padre João Ribeiro, considerado um dos heróis da Revolução Pernambucana de 1817.

Padre João Ribeiro

Nascido em Tracunhaém (PE), o religioso foi um dos principais líderes da Revolução Pernambucana de 1817, que reuniu padres, militares, senhores de engenho e comerciantes em busca dos ideais de liberdade. Deflagrado em 6 de março de 1817, o movimento durou 74 dias. Padre João Ribeiro era porta-voz do clero e fazia parte da junta governista instalada no dia 8 de março. As tropas imperiais ocuparam a capital pernambucana e puniram os revolucionários. Para não se submeter à barbárie das forças governamentais, o Padre João Ribeiro enforcou-se no dia 19 de maio, no Engenho Paulista. A lei nº 3.843/2005 determina o dia 28 de fevereiro feriado municipal em Paulista, em comemoração ao nascimento do Padre João Ribeiro.

www.trf5.jus.br