Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Janeiro > Via Legal fala sobre discriminação na 2ª série da retrospectiva 2008

Via Legal fala sobre discriminação na 2ª série da retrospectiva 2008

publicado 14/01/2009 09h00, última modificação 11/06/2015 17h11

No segundo programa da retrospectiva 2008, o Via Legal destaca os direitos de quem é vítima de discriminação. Numa das reportagens, Alessandra de Castro discute as conseqüências da homofobia, um comportamento criminoso que se repete em todo o país, seja de forma disfarçada ou escancarada. Por causa dela, muitos homossexuais preferem manter uma vida dupla a assumir a verdadeira orientação sexual. E os especialistas confirmam: casos como o dos sargentos de Brasília, punidos pelo Exército depois de assumirem um relacionamento afetivo, só contribuem para aumentar o problema.
O programa reapresenta a matéria de Analice Bolzan que mostra os avanços construídos pelo país quando o assunto é a garantia de direitos como a pensão por morte envolvendo casais homossexuais. Tradicionalmente destinado apenas à mulher, o benefício, hoje, tem sido liberado também para o companheiro do mesmo sexo. Um avanço conquistado a partir de decisões judiciais que modificaram o entendimento do INSS.
Juliano Domingues traz a história da prostituta que por muito pouco não foi parar na cadeia, depois de ter sido vítima de um cliente. Como pagamento pelo programa, ela recebeu notas falsas que foram repassadas no comércio de Recife. Denunciada, a jovem só não foi presa porque a Justiça Federal entendeu que ela tinha uma profissão e, portanto, direito aos benefícios previstos em lei, como o de cumprir pena alternativa.
Direto do Rio de Janeiro, Viviane Rosa conta a história de adolescentes aliciadas por pedófilos estrangeiros que usavam a internet para divulgar pornografia. O grupo agia em Friburgo e fez pelo menos 24 vítimas. As garotas eram convencidas a tirar fotos que, segundo os criminosos, iriam para uma agência internacional de modelos. Em troca, elas recebiam R$ 50,00 e acabavam convencidas a atrair mais meninas para o esquema. Dois holandeses e um canadense foram condenados, mas conseguiram fugir. Hoje, o desafio das autoridades brasileiras é assegurar que eles cumpram a pena, aqui, ou mesmo em seus países.
HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO
TV BRASIL - DF
(canal 2)
Dia 17 de janeiro às 8h30
TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 14 de janeiro às 21h30
Dia 19 de janeiro 13h30

REDE DA TV EDUCATIVA
Dia 17 de janeiro às 8h30
REDE CULTURA
Dia 17 de janeiro às 7h30

http://vialegal.cjf.jus.br