Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Janeiro > Via Legal mostra a última série da retrospectiva 2008

Via Legal mostra a última série da retrospectiva 2008

publicado 28/01/2009 15h53, última modificação 11/06/2015 17h11

No último programa da série retrospectiva 2008, o Via Legal mostra até onde alguém é capaz de ir em nome do amor aos animais. Para manter o direito de criar duas chimpanzés em casa, um empresário de São Paulo entrou com uma ação que chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). A reportagem de Erica Resende mostra o problema que chama a atenção para os direitos dos animais. Para o Ibama, as primatas deveriam voltar à África, de onde foram retiradas de forma ilegal.
A reportagem de Viviane Rosa reapresenta o drama de quem perdeu um parente num acidente aéreo. Na maioria dos casos, além da dor, as vítimas são obrigadas a conviver com o descaso dos responsáveis pela tragédia que fazem de tudo para não pagar indenização. Desde 2006 foram duas grandes tragédias que deixaram quase 400 mortos. Mas a espera por respostas ainda faz parte da rotina de quem sofreu as conseqüências de acidentes mais antigos. Alguns aguardam a reparação há mais de uma década.
Um negócio bom demais para ser verdade e que causou prejuízos para muitas pessoas no país inteiro. Alessandra de Castro volta ao caso Avestruz Máster para explicar o que houve e porque tanta gente acreditou no que, racionalmente, era praticamente impossível. Em 2008, um grupo de investidores tentou provar nos tribunais que foi vítima do Estado, a quem cabia impedir o funcionamento da empresa. Os argumentos não convenceram o juiz responsável pelo julgamento para quem, as pessoas assumiram o risco na tentativa de ganhar muito em pouco tempo.
Analice Bolzan recorda um dos episódios mais tristes da Ditadura Militar que acabou com a morte de um sargento nas águas do Rio Guaíba, no sul do Brasil. As cartas de amor, escritas na cadeia pelo militante foram provas para condenar a União a indenizar à companheira da vítima. O caso, conhecido como Mãos Amarradas, gerou um dos julgamentos mais longos e importantes da Justiça Federal gaúcha.

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO
TV BRASIL - DF
(canal 2)
Dia 31 de janeiro às 8h30
TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 28 de janeiro às 21h30
Dia 02 de fevereiro 13h30

REDE DA TV EDUCATIVA
Dia 31 de janeiro às 8h30
REDE CULTURA
Dia 31 de janeiro às 7h30
http://vialegal.cjf.jus.br