Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Julho > CNJ aprova resolução que define regras para formação de magistrados

CNJ aprova resolução que define regras para formação de magistrados

publicado 09/07/2012 10h00, última modificação 11/06/2015 17h11

 

 O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, no último dia 3, resolução que redefine as diretrizes administrativas e financeiras para a formação de magistrados e servidores do Poder Judiciário, reconhecendo a competência e auto­nomia das Escolas Nacionais. Compete a elas regulamentar os cursos oficiais de ingresso, formação inicial e continuada ou de aperfeiçoamento e a coordenação das respectivas escolas estaduais e regionais.

O texto final é resultado do trabalho de comissão forma­da por representantes do CNJ e das escolas dos diferentes ramos da magistratura.

A resolução aprovada contempla a autonomia das escolas nacionais em estabelecerem critérios unificados de valora­ção ou pontuação dos cursos oficiais e acadêmicos, carga horária mínima obrigatória para os cursos de vitaliciamento e de aperfeiçoamento periódico de magistrados e estabele­cimento de valores mínimos e máximos de remuneração de professores e membros de bancas examinadoras, quando integrantes do Poder Judiciário.

A nova resolução determina, ainda, a obrigatoriedade de participação do magistrado nos cursos definidos pelas Escolas Nacionais, com a respectiva convocação e dispensa da atividade jurisdicional.

 Fonte: CNJ