Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Julho > JFAL: Ajufe emite nota criticando Gilmar Mendes

JFAL: Ajufe emite nota criticando Gilmar Mendes

publicado 02/07/2009 18h05, última modificação 11/06/2015 17h11

A Diretoria da AJUFE (Associação dos Juízes Federais do Brasil) vem manifestar-se tendo em vista as reuniões ocorridas ontem (1/7), entre o os Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e o Ministro Gilmar Mendes para discutir temas de interesse de toda a magistratura, para as quais foram convidadas por este último apenas algumas associações regionais e seccionais de juízes federais:
1. A Associação dos Juízes Federais do Brasil - AJUFE é há 37 anos a entidade de representação nacional dos Juízes Federais, contando em seus quadros com mais de mil e quinhentos associados, dentre eles juízes, desembargadores e ministros do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal. AJUFE, todas as entidades nacionais da magistratura e os Tribunais Superiores foram preteridos para a reunião agendada pelo Ministro Gilmar Mendes.
2. Ao proceder dessa forma, o Ministro Gilmar Mendes demonstra que está incomodado com a atuação firme e independente da AJUFE que tem sido a porta-voz da insatisfação dos juízes diante de diversas posturas pessoais do Ministro Gilmar, seja na condução dos pleitos de interesse do Poder Judiciário (como, por exemplo, suas sucessivas manifestações contrárias ao projeto de criação de varas que virão para facilitar o acesso do cidadão à Justiça), seja no trato da independência funcional da magistratura.
3. O objetivo é o de tentar interferir na política interna da AJUFE, provocando uma divisão na classe dos juízes federais, justamente em momento em que se busca a união de todos.
4. O Ministro Gilmar se esqueceu, inclusive, de convidar os representantes dos Tribunais Superiores e Conselhos respectivos, bem como das demais entidades nacionais da magistratura, como a ANAMATRA e a AMB. Esse é um momento em que o Poder Judiciário deve demonstrar que está unido e coeso e não fragmentado e dividido, o que apenas enfraquece a magistratura diante dos seus interlocutores.
5. A Diretoria da AJUFE lamenta a atitude pessoal do Ministro Gilmar Mendes que não é esperada da parte de um ministro do Supremo Tribunal Federal, muito menos de seu Presidente.
6. A Diretoria ressalta que a presente manifestação não se dirige contra o Supremo Tribunal Federal ou seus ministros, que merecem todo o respeito dos juízes federais.
7. A Diretoria da AJUFE renova seu propósito de manter diálogo institucional aberto e transparente, mas reafirma seu compromisso fundamental com o estado democrático de direito e com a defesa da independência dos juízes federais.

www.jfal.jus.br